O empoderamento da escrita na escola: cenas de uma aula de produção textual

Autores

  • Janaína Moreira Pacheco de Souza Colégio Brigadeiro Newton Braga
  • Janaína Fernandes Rebello de Moraes Gonçalves Professora no Ensino Básico do Colégio Brigadeiro Newton Braga, Ministério da Aeronáutica e no Centro Educacional da Lagoa.

DOI:

https://doi.org/10.12957/teias.2017.26210

Palavras-chave:

produção textual, prática pedagógica, aprendizagem significativa.

Resumo

Este artigo discute a intrínseca relação entre os processos de aprendizagem da escrita na escola e a postura pedagógica do professor enquanto mediador deste processo. Para subsidiar este diálogo, apresento resultados de uma reflexão realizada com alunos do 2º ano do Ensino Médio, sobre a apreensão da escrita no momento da avaliação, tendo em vista que, observa-se um distanciamento qualitativo entre os resultados destas verificações e os debates temáticos realizados anteriormente. O material produzido por eles, após a discussão, evidenciou questões que giram em torno de uma prática pedagógica da “escrita modelo”, como algo pragmático e tecnicista. O “medo” também aparece como fator inibidor da produção textual, sendo representado por termos como “tenho dificuldade”, “não consigo colocar no papel o que penso” ou “é muito difícil”.  Pensar sobre essas justificativas é ter em mente que a responsabilização do processo de escrever é algo criticável, criando marcas negativas sobre o ato de escrever. A memória afetiva do prazer em produzir textos na infância foi recorrente nos apontamentos dos alunos, sugerindo um paradoxo entre a representação da escrita nessa fase e o seu custo nos dias atuais. Com o intuito de compreender a vivência da escrita na escola desses alunos, é importante refletir sobre a necessidade de ajustamento no ensino que rompa paradigmas e não supervalorize a técnica em detrimento ao pensamento. Ao professor, fica o desafio de repensar uma prática em sala de aula que contemple a diversidade de seus alunos e valorize o ato de escrever como possibilidade de expressão de maneira autoral.

DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.26210

Biografia do Autor

Janaína Moreira Pacheco de Souza, Colégio Brigadeiro Newton Braga

Professora de Língua Portuguesa na Educação Básica do Colégio Brigadeiro Newton Braga, Ministério da Aeronáutica, na cidade do Rio de Janeiro. Mestre em Educação pela UNESA e doutoranda em Educação pela UERJ.

Janaína Fernandes Rebello de Moraes Gonçalves, Professora no Ensino Básico do Colégio Brigadeiro Newton Braga, Ministério da Aeronáutica e no Centro Educacional da Lagoa.

Doutora em Literatura Brasileira pela UFRJC

Downloads

Publicado

12-06-2017

Como Citar

de Souza, J. M. P., & Gonçalves, J. F. R. de M. (2017). O empoderamento da escrita na escola: cenas de uma aula de produção textual. Revista Teias, 18(49), 90–100. https://doi.org/10.12957/teias.2017.26210