Culturas juvenis e currículo: valorização dos sujeitos jovens no trabalho escolar
Resumo
Tomando o currículo como território de (re)produção de cultura(s), o trabalho propõe a valorização das culturas juvenis no currículo escolar. Busca-se analisar e discutir a forma pela qual os jovens têm sido tomados como atores sociais e produtores de culturas, e de que modo esse pressuposto dialoga com as questões curriculares. Realizou-se levantamento bibliográfico de artigos da área de educação (base SciELO) publicados nos últimos 10 anos, a partir das palavras-chave: juventude; protagonismo juvenil; sociologia da juventude; cultura juvenil; participação dos jovens/da juventude. A análise indicou alguns temas recorrentes, com base nos quais são traçadas considerações acerca das questões curriculares, visando apontar possibilidades de incorporação das culturas juvenis no currículo.Downloads
Publicado
28-12-2011
Como Citar
Pátaro, C. S. de O., & Moruzzi, A. B. (2011). Culturas juvenis e currículo: valorização dos sujeitos jovens no trabalho escolar. Revista Teias, 12(26), 21 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24212
Edição
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Em Pauta
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