A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS

Autores

  • Roselane Fátima Campos Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Formação de professores, reforma da formação de professores, noção de competências.

Resumo

A reforma da formação dos professores da educação básica, que vem sendo implementada pelo Estado brasileiro, desde o final da década de 1990, imprime uma nova lógica aos processos formativos, em especial pela centralidade atribuída à noção de competências. Esta noção, cuja origem empresarial já foi evidenciada em diversos estudos, não orienta apenas os currículos de formação, mas tende tornar-se importante instrumento de gestão do magistério, com repercussões em termos de remuneração, carreira e formação continuada. Para além das intenções declaradas, o projeto de profissionalização proposto visa construir um novo tipo de professor, com capacidades subjetivas consoantes àquelas demandadas, pelas novas formas de sociabilidade, que caracterizam as sociedades capitalistas contemporâneas.

Biografia do Autor

Roselane Fátima Campos, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação/UFSC. Professora da Faculdade de Educação de Joinville.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Campos, R. F. (2007). A FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIAS E A REFORMA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS. Revista Teias, 5(8-9), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23941