CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO - DOSSIÊ: COTIDIANOS, POLÍTICAS E AVALIAÇÃO

A partir da década de 1990 do século passado, a avaliação ganha relevância no cenário educacional, especialmente por se constituir como um dos elementos estruturantes das políticas educacionais em curso no Brasil, com ênfase na relação com a qualidade na educação. Esse contexto redimensiona o lugar da avaliação educacional no debate, coloca em tensão avaliação externa e avaliação da aprendizagem e cria a possibilidade de instauração de movimentos múltiplos, nos quais políticas, processos e práticas se entretecem a diferentes perspectivas, produzindo tanto regulação e controle como atuações no cotidiano escolar que se tornam fontes coletivas de diálogo, criação e re-existência.


Esse dossiê pretende trazer a intensidade do debate atual no âmbito da avaliação educacional.  Buscam-se artigos que tragam estudos a respeito da avaliação educacional em suas relações com as dinâmicas escolares cotidianas, com as políticas, em suas esferas macro e/ou micro-estruturais, com as articulações entre as avaliações externas, cotidiano escolar e práticas docentes ou com os modos como os resultados são (re)significados pela escola e pelos/as professores/as.


O dossiê Cotidianos, políticas e avaliação será publicado na edição n° 54 da Revista Teias (jul.- set. 2018)O prazo para submissão de artigos é até 25/07/2018. Os artigos devem ser enviados para a revista, de acordo do com as regras estipuladas na seção "Normas para Submissão".