Revista Periferia, v. 9, n. 1, jan./jun. 2017 - Dossiê: Educação Especial e Inclusiva

					Visualizar Revista Periferia, v. 9, n. 1, jan./jun. 2017 - Dossiê: Educação Especial e Inclusiva
Publicado: 2017-06-30

Apresentação

  • Ficha Técnica e Sumário

    Rosemary dos Santos
    1-4
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29417
  • Editorial

    Clarissa de Arruda Nicolaiewsky, Flávia Faissal de Souza, Giovanna Marafon, Hector Renan da Silveira Calixto, Maria Clara de Almeida Carijó, Marina Pereira de Castro e Souza
    5-12
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29418

Dossiê

  • A DEFICIÊNCIA E AS POLÍTICAS SOCIAIS EM PORTUGAL: RETRATO DE UMA DEMOCRACIA EM CURSO

    Bruno Sena Martins
    13-33
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29404
  • A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS COM DEFICIÊNCIA COMO QUESTÃO

    Eveline Algebaile, Luiz Antonio de Souza
    34-57
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29405
  • AS (RE) AÇÕES DOS PROFESSORES REGENTES E O AUXILIAR PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO (APE) NA ESCOLARIZAÇÃO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA

    Lucimar de Lima Franco, Celi Corrêa Neres
    58-85
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28992
  • EDUCAÇÃO, SAÚDE E INCLUSÃO: CONHECENDO AS HISTÓRIAS DE VIDAS DE PESSOAS COM FEBRE REUMÁTICA

    Fabiana Ferreira do Nascimento, Melissa Cavalcanti Yaakoub, Celeste Maria Aquino
    86-111
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28956
  • REDES SOCIAIS: TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA A INCLUSÃO E A CIDADANIA

    Joana Belarmino de Sousa, Jonara Medeiros Siqueira
    112-129
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28996
  • ESTUDOS CULTURAIS, DIFERENÇA E SURDEZ: UMA LEITURA TEÓRICA

    Paulo Roberto Tonani Patrocínio
    130-153
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28946
  • CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DE SURDOS NAS TESES E DISSERTAÇÕES EM PESQUISAS EM EDUCAÇÃO

    Eleny Brandão Cavalcante
    154-177
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29406
  • DIÁLOGOS TÔNICOS COM CRIANÇAS SURDAS A PARTIR DE PRÁTICAS PSICOMOTORAS

    Katia Bizzo Schaefer
    178-198
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29028
  • O PERFIL HISTÓRICO-COGNITIVO DE ALUNOS SURDOS: ENTRE RELATOS EXPERIENCIAIS, EMOCIONAIS E DE APRENDIZAGEM NA FAMÍLIA E NA ESCOLA

    Arlete Marinho Gonçalves
    199-222
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29407
  • DIZERES DE UMA PROFESSORA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR EM BREVES-PARÁ

    Huber Kline Guedes Lobato
    223-242
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28993
  • AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) E OS DESAFIOS DA INCLUSÃO: A CRIAÇÃO DE AULAS SINALIZADAS NO CONTEXTO DO ENSINO SUPERIOR

    Isabela Martins Miranda, Victor Luiz Alves Mourão, Ana Luisa Borba Gediel
    243-262
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28879
  • JOGOS DIGITAIS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA CRIANÇAS SURDAS

    Lilian Cristine Ribeiro Nascimento, Ana Paula Cortina Liz
    263-289
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28763
  • EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES PARA EFETIVAR A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

    Márcia Denise Pletsch, Daniele Francisco de Araújo, Marcela Francis Costa Lima
    290-311
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29187
  • IMPLICAÇÕES DOS DISTÚRBIOS RESPIRATÓRIOS DO SONO EM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: REVISÃO SISTEMÁTICA

    Miriam Adalgisa Bedim Godoy, Maria Amelia Almeida
    312-333
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28777
  • CINEMA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL

    Kelly Maia Cordeiro, Mirna Juliana Santos Fonseca
    334-357
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28954
  • DA PROPRIOCEPÇÃO À APROPRIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA: UMA PRÁTICA CORPORAL COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

    Laura Pozzana, Virgínia Kastrup
    368-382
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29409

Artigos

  • POLÍTICAS PÚBLICAS PARA LA EDUCACIÓN SECUNDARIA: ENTRE LA OBLIGATORIEDAD Y LA INCLUSIÓN

    Camila Carlachiani
    383-405
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29008
  • HISTÓRIAS DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA: POR UM JORNALISMO QUE NARRA E DÁ VOZ

    Giselle Freire Borges Coelho
    406-425
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28994