CINEMA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UMA RELAÇÃO POSSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28954Keywords:
aprendizagem, cinema e educação, deficiência intelectual, jovens e adultosAbstract
DOI: 10.12957/periferia.2017.28954
O artigo apresenta reflexões sobre uma pesquisa que traz o cinema para o contexto de escolarização e vida de jovens e adultos com deficiência intelectual e analisa os processos que incidem nessa relação. Os sujeitos são estudantes de uma unidade de atendimento especializado ligado à rede municipal de ensino de Angra dos Reis-RJ, que assistiram a três filmes no cinema local e participaram de debates após as sessões. Os dados analisados são oriundos das gravações dos debates e dos diários de campo que auxiliaram no registro dos acontecimentos e do contexto das atividades dentro e fora da escola. A pesquisa está embasada nos pressuposto da perspectiva histórico-cultural de Vygotski, tem como metodologia a pesquisa-ação, utilizando a análise de conteúdo para criação de categorias analíticas. Os resultados indicam que: a experiência com cinema não era recorrente para os sujeitos da pesquisa; a deficiência é apresentada como justificativa para a ausência desse encontro na vida dos estudantes, sendo, mesmo que inconscientemente, um estigma para eles; o contexto do cinema possibilita uma aprendizagem coletiva entre os participantes, oportunizando aos envolvidos (estudantes e professora) novos modos de ensinar e de aprender. O artigo, portanto, abre uma discussão ainda pouco explorada no campo de cinema e educação e busca alargar os olhares para a educação especial, ao indicar que o cinema apresenta-se como caminho profícuo para o desenvolvimento social e cognitivo de estudantes com deficiência intelectual.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
a. Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of the work with acknowledgment of the authorship of the work and initial publication in this journal.
b. Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work (See The Effect of Free Access).