DIZERES DE UMA PROFESSORA SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE SURDOS NO CONTEXTO DA INCLUSÃO ESCOLAR EM BREVES-PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.12957/periferia.2017.28993Palabras clave:
inclusão escolar, aluno surdo, ensino-aprendizagemResumen
DOI: 10.12957/periferia.2017.28993
Neste artigo questionamos: quais os dizeres de uma professora sobre a escolarização de alunos Surdos em Breves - Pará? A partir desta inquietação objetivamos identificar, com este estudo, o perfil desta professora e analisar seus dizeres acerca da escolarização de alunos Surdos que estudam em escola inclusiva em Breves-Pará. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de mapas conceituais. Em contato com a professora realizamos entrevista individual, com auxílio de um roteiro, no espaço de uma sala regular de uma escola inclusiva. Fizemos a análise do corpus das respostas da entrevistada, utilizando algumas técnicas de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que: há um distanciamento entre professores do ensino regular, outros profissionais e de alguns familiares com a escolarização do aluno Surdo; a Libras e recursos visuais ou em Libras estão mais presentes no AEE em SRM; o professor de AEE em SRM possui atribuições abrangentes e excesso de funções no trabalho com Surdos; e há a ausência do profissional intérprete de Libras, assim como de alguns familiares de Surdos na escola. Concluímos ser preciso pensar ações educacionais que reconheçam os Surdos a partir de suas diferenças linguísticas e comunicacionais, com mudanças estruturais na escola, que possibilite um ensino bilíngue, que vai além do uso e difusão da língua de sinais, visando a garantia de acesso e permanência dos Surdos com seus pares no âmbito escolar.
Neste artigo questionamos: quais os dizeres de uma professora sobre a escolarização de alunos Surdos em Breves - Pará? A partir desta inquietação objetivamos identificar, com este estudo, o perfil desta professora e analisar seus dizeres acerca da escolarização de alunos Surdos que estudam em escola inclusiva em Breves-Pará. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de abordagem qualitativa com uso de mapas conceituais. Em contato com a professora realizamos entrevista individual, com auxílio de um roteiro, no espaço de uma sala regular de uma escola inclusiva. Fizemos a análise do corpus das respostas da entrevistada, utilizando algumas técnicas de análise de conteúdo. Os resultados deste estudo revelam que: há um distanciamento entre professores do ensino regular, outros profissionais e de alguns familiares com a escolarização do aluno Surdo; a Libras e recursos visuais ou em Libras estão mais presentes no AEE em SRM; o professor de AEE em SRM possui atribuições abrangentes e excesso de funções no trabalho com Surdos; e há a ausência do profissional intérprete de Libras, assim como de alguns familiares de Surdos na escola. Concluímos ser preciso pensar ações educacionais que reconheçam os Surdos a partir de suas diferenças linguísticas e comunicacionais, com mudanças estruturais na escola, que possibilite um ensino bilíngue, que vai além do uso e difusão da língua de sinais, visando a garantia de acesso e permanência dos Surdos com seus pares no âmbito escolar.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons Attribution License que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría del trabajo y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado (ver el efecto del acceso libre).