FORMAÇÃO, SATISFAÇÃO E PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DE EGRESSOS NUTRICIONISTAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORDESTE BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2018.28602Palavras-chave:
Formação Profissional. Condições de Trabalho. Educação Superior. Nutrição. Área de Atuação Profissional.Resumo
Objetivos: Identificar o grau de satisfação profissional e de formação dos egressos de curso de graduação em Nutrição. Metodologia: Pesquisa transversal, descritiva, de abordagem quantitativa, com coleta de dados baseada em aplicação de questionário on-line. Os dados categóricos foram apresentados em frequência absoluta e relativa; e os contínuos, em média e desvio padrão. Resultados e discussão: Participaram da pesquisa 57,3% (n=129) do total de egressos desde a abertura do curso (2007). A área da Nutrição de maior preferência citada pelos egressos foi a Clínica (41,9%), e 29,2% trabalham na área de preferência, sendo que 41,5% em Nutrição Clínica. Apenas 3,1% abandonaram a profissão; 29,1% relataram ter vínculo empregatício com o setor privado; 71,7% atuam no mesmo estado de formação e 60,2% demostraram estar insatisfeitos com a remuneração. O curso foi avaliado de forma bastante positiva, assim como a qualificação dos docentes; com relação às perspectivas profissionais, expressaram interesse em ingressar na docência e aprimorar seus conhecimentos com especialização. Conclusões: A partir deste estudo, foi possível conhecer as dificuldades dos egressos quanto ao curso e à profissão, como a necessidade de mais aulas práticas e a baixa remuneração e carga horária excessiva de trabalho, o que poderá nortear ações futuras e garantir a qualidade do curso.
DOI: 10.12957/demetra.2018.28602
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