BISCOITO COM ESPECIARIAS E FARINHAS DE MILHO E SEMENTE DE ABÓBORA: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DA QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2019.33380Palavras-chave:
Farinha de milho. Farinha de semente de abóbora. Transgênico. Ervas. Biscoito.Resumo
O milho é um dos cereais mais utilizados na produção de alimentos, sendo em sua maioria transgênico. Diante disso, objetivou-se desenvolver e avaliar formulações de biscoitos com farinha não transgênica de milho (FMNT) e farinha de semente de abóbora (FSA), adicionados de especiarias. Inicialmente, foram analisadas quimicamente três marcas de FMT (farinha de milho transgênica) e uma marca de FMNT. Paralelamente, realizou-se pesquisa com 80 consumidores sobre o biscoito proposto, sendo então elaboradas três formulações: F1 (sem FSA), F2 (com 25% FSA) e F3 (com 50% FSA). Cada formulação de biscoito foi avaliada quanto às características microbiológicas, sensoriais e químicas. No que se refere às características das farinhas de milho, a FMNT apresentou maior quantidade de proteínas e capacidade antioxidante. A pesquisa de mercado indicou que as formulações de biscoito propostas têm potencial comercial, e que deveriam ser adicionados orégano e manjericão. Todas as formulações de biscoito estavam seguras microbiologicamente, mas a formulação 2 foi a que apresentou melhor aceitação no que se refere a sabor e impressão global, assim como melhor intenção de compra, além de ser a preferida pelos provadores. O índice de aceitabilidade (IA) indicou a formulação 2 com potencial para consumo e comercialização. Em relação à composição centesimal e química, a formulação 3 apresentou características melhores por conter mais cinzas (7,73), proteínas (34,22), lipídios (28,77), energia (494,43), redução do ferro (23,34) e fenólicos totais (196,40). Diante do exposto, somente a formulação 2 apresenta potencial comercial, uma vez que contém um IA igual ao mínimo estabelecido para comercialização, enquanto que a formulação 3 apresentou melhores características químicas.
DOI: 10.12957/demetra.2019.33380
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE
Título do manuscrito: __________________________________________________________________
1. Declaração de responsabilidade
Certifico minha participação no trabalho acima intitulado e torno pública minha responsabilidade pelo seu conteúdo.
Certifico que o manuscrito representa um trabalho original e que nem este ou quaisquer outros trabalhos de minha autoria, em parte ou na integra, com conteúdo substancialmente similar, foi publicado ou foi enviado a outra revista.
Em caso de aceitação deste texto por parte de Demetra: Alimentação, Nutrição & Saúde, declaro estar de acordo com a política de acesso público e de direitos autorais adotadas por Demetra, que estabelece o seguinte: (a) os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico; (b) os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (p.ex., publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista; e (c) os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (p.ex., em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
2. Conflito de interesses
Declaro não ter conflito de interesses em relação ao presente artigo.
Data, assinatura e endereço completo de todos os autores.