ANÁLISE COMPARATIVA DE GUIAS ALIMENTARES: PROXIMIDADES E DISTINÇÕES ENTRE TRÊS PAÍSES
DOI:
https://doi.org/10.12957/demetra.2016.20414Palavras-chave:
Guia alimentar. Educação alimentar e nutricional. Saúde Pública.Resumo
A Organização Mundial de Saúde propõe que os governos forneçam informações à população para facilitar a adoção de escolhas alimentares mais saudáveis em uma linguagem que seja compreendida por todas as pessoas e que leve em conta questões culturais, sociais, econômicas e ambientais. Muitos países estão trabalhando na construção de seus próprios guias alimentares, com objetivos de aconselhamento nutricional e melhoria na qualidade de vida da população. No entanto, cada um deles possui características particulares que consideram o perfil alimentar e nutricional da população em questão, podendo conter recomendações gerais distintas entre si. A elaboração de guias alimentares abrange diversas etapas, sendo, portanto, um processo bastante complexo. Nesse sentido, o presente estudo analisou três guias alimentares atuais (Brasil, Estados Unidos e Portugal), com o intuito de identificar semelhanças e diferenças entre eles, buscando relacioná-los ao seu contexto de produção. Foi realizada revisão de literatura a fim de identificar estudos que tratassem do assunto e que trouxessem o contexto de produção desses documentos, sendo efetuada a leitura sistematizada de cada um dos guias, adotando a análise temática com base nas seguintes categorias analíticas: conteúdo abordado, estratégia didática adotada e tipo de linguagem utilizada para a população. Os guias alimentares analisados são muito distintos entre si. O guia português se mostra de forma mais sucinta, o que pode facilitar a leitura pela população. No entanto, não tem a riqueza de informações dos demais. O americano apresenta suas recomendações de forma mais técnica, enquanto o brasileiro tem o foco no alimento e não no nutriente, como o americano, enfatizando a importância das dimensões sociais e culturais nas práticas alimentares.
DOI: 10.12957/demetra.2016.20414
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