TURISMO FAMILIAR: MEMÓRIAS, FENÔMENO TURÍSTICO E O CARNAVAL PILARENSE (AL)

Autores

  • Raniery Silva Guedes de ARAUJO Unit/Afya
  • Karla Estelita GODOY WAIZBORT Universidade Federal Fluminense - FTH/PPGTUR

DOI:

https://doi.org/10.12957/transversos.2023.76482

Palavras-chave:

turismo familiar, patrimônio cultural, memória sócio-histórica, Pilar-AL

Resumo

O artigo trata de um fenômeno turístico singular, identificado em pesquisa sobre o carnaval pilarense. Para analisar como se expressa tal acontecimento e a relação entre a festa, a comunidade local e o turismo, realizaram-se entrevistas com moradores e “turistas”, conduzidas pelo método da história oral temática, além de observações de base etnográfica durante o desfile dos blocos carnavalescos “Caçadores” e “Leão de Aço”, na cidade do Pilar (AL). Como resultado, de acordo com as memórias coletivas e históricas construídas e reveladas, verificou-se que a constituição dos blocos apresenta características fortemente culturais quanto ao seu significado e ao seu reconhecimento como patrimônio por parte da comunidade e a ocorrência do que se chamou “turismo familiar”, quando os visitantes participam do contexto social e sua estada decorre de relações de amizade e de parentesco.

Biografia do Autor

Raniery Silva Guedes de ARAUJO, Unit/Afya

Mestre em Turismo – PPGTUR (UFF), Especialista em Ensino de História e Geografia na EJA (UniBF), Especialista em Políticas Públicas (CESMAC), Licenciado em História (UNESA), Tecnólogo em Turismo (IFAL). Professor/Tutor da Unit/Afya.

Karla Estelita GODOY WAIZBORT, Universidade Federal Fluminense - FTH/PPGTUR

Pós-doutorado em Antropologia (UFF), Doutorado em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ), Mestrado em Memória Social (UNIRIO), Bacharelado em Museologia (UNIRIO). Professora Associada IV da Universidade Federal Fluminense, vinculada ao Departamento de Turismo da UFF. Docente do Programa de Pós-graduação em Turismo (PPGTUR-UFF). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Turismo, Cultura e Sociedade (UFF).

Referências

ARAUJO, Raniery Silva Guedes de. Os blocos carnavalescos "Caçadores" e "Leão de Aço" da cidade do Pilar (AL): controvérsias, memória, patrimônio e turismo. 130 p. 2017. Dissertação (Mestrado em Turismo) - Faculdade de Turismo e Hotelaria, Niterói (RJ), 2017.

ARAUJO, Raniery Silva Guedes de.; GODOY, Karla Estelita. O Turismo como fenômeno sociocultural: reflexões para além da atividade econômica. In: Anais do XIII seminário da ANPTUR. São Paulo: 28 a 30 de setembro de 2016.

ASCANIO, Alfredo. El objeto del turismo ¿Una posible ciencia social de los viajes? PASSOS – Revista de turismo y patrimônio cultural. v.8, n.4, p.633-641, 2010.

FALCÃO, C. H. P. Turismo social: em busca de maior inclusão da sociedade. In: CARVALHO, C. L. de; BARBOSA, L. G. M. (Eds.). Discussões e propostas para o turismo no Brasil. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2006.

FREITAS, Sonia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

GINZBURG, Carlo. O Queijo e os Vermes: o cotidiano e as ideias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

GODOY, Karla Estelita. Turismo e viagens culturais on-line em tempos de pandemia: um estudo de base etnográfica sobre o projeto Viajar de Casa. In: William Cleber Domingues Silva. (Org.). Turismo, Cidades, Colecionismo e Museus. 1ªed. Ponta Grossa: Atena Editora, 2021, p. 1-22.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, Materialidade e Subjetividade: as culturas como patrimônios. Revista Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n.23, jun. 2005.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. 2ª ed. São Paulo: Centauro, 2013.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (orgs.) A invenção das tradições. RJ: Paz e Terra, 1990.

LEVI, Giovanni. “Sobre a micro-história” In: BURKE, Peter (org). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

MACCANELL, D. El turista: una nueva teoría de la clase ociosa. Barcelona: Melusina, 2003.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 2005.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, PUC-SP, v.10, 2012.

TORINO, Isabel Halfen da Costa. A memória social e a construção da identidade cultural: diálogos na contemporaneidade. In: Contribuciones a las Ciencias Sociales, Servicios Académicos Intercontinentales, dez. 2013.

Downloads

Publicado

2023-08-30

Edição

Seção

n. 28 (2023): Por uma História do Turismo: atividade e fenômeno turístico em perspectiva histórica