TRANSFORMAÇÕES DA CARTOGRAFIA NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA

Autores/as

  • Rafael Silva de Barros
  • Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza
  • Carla Bernadete Madureira Cruz
  • Felipe Gonçalves Amaral Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.89084

Resumen

Representações do espaço e do tempo trazem a possibilidade de compreendermos padrões que nos ajudam a relacionar causalidades, mensurar formas, distribuições e mudanças e, ainda, traçar tendências. Na atualidade, em pleno século XXI, nos vemos imersos em um volume imenso de informações, a maioria de caráter espacial. Neste contexto de Big Data, uma importante e jovem corrente da Geografia se configura e fortalece, a Corrente Geoinformacional. Muitas áreas do conhecimento se voltam para este universo de representação e análise, buscando contribuir com serviços para a sociedade. É preciso se atentar aos conceitos cartográficos para possibilitar análises adequadas com este imenso e cada vez mais facilmente acessível volume de dados geoespaciais. Novos sensores, dados com novas dimensões como a altitude e o tempo, novas ferramentas e tudo isso integrado, também demandando novas formas de acesso e controle de qualidade em relação aos dados adquiridos e informações produzidas. O uso de Infográficos, StoryMaps, Geoportais e Globos Virtuais tem muito a contribuir para facilitar o acesso e entendimento a esse enorme volume de dados. As Cartografias Participativa e Colaborativa contribuem na produção de mapas, inclusive por pessoas não especialistas. São desafios para diversos profissionais, incluindo, ainda, os professores de Geografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Felipe Gonçalves Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestre em Geografia pela UFRJ na área de Planejamento e Gestão Ambiental, Bacharel em Ciências Matemáticas e da Terra - Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento e Ciências da Terra e Patrimônio Natural e colaborador em projetos de pesquisa no Laboratório Espaço de Sensoriamento Remoto e Estudos Ambientais, no Departamento de Geografia da UFRJ. Área de conhecimento em Geotecnologias Aplicadas a Analises Ambientais e Urbanas, Planejamento Urbano-Ambiental e Dinâmica da Paisagem Fisio-Geográfica 

Publicado

2025-02-02

Cómo citar

SILVA DE BARROS, Rafael; MARIA FEITOSA DA ROCHA DE SOUZA, Elizabeth; BERNADETE MADUREIRA CRUZ, Carla; AMARAL, Felipe Gonçalves. TRANSFORMAÇÕES DA CARTOGRAFIA NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 21, n. 1, 2025. DOI: 10.12957/tamoios.2025.89084. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/89084. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

O Sentido das Coisas

Artículos más leídos del mismo autor/a