PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA ESTUDOS DE DINÂMICAS DA PAISAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2019.45399Resumo
Estudos de dinâmicas da paisagem vem ganhando maior relevância e sendo aplicados a diferentes temas e com diversas metodologias, possibilitando a geração de inúmeras análises espaço-temporais. Com eles urge a necessidade de caracterização, monitoramento e reconhecimento dessas mudanças na paisagem para subsidiar tomadas de decisão. Por isso, cada vez mais a cartografia e as geotecnologias se fortalecem como um dos métodos de diagnósticos, prognósticos e de detecção de mudanças, uma vez que auxiliam as análises quantitativas e qualitativas desses ambientes. Em virtude desta potencialidade, são observados investimentos em diversos métodos de mapeamento e monitoramento das dinâmicas territoriais a partir do Sensoriamento Remoto, métodos esses que apresentam maior complexidade e abrangência, além do avanço em ganho de tempo e precisão. A partir disso esse artigo tem como objetivo a criação de um mapa de mudanças da área que abrange o município do Rio de Janeiro através da detecção de mudanças multitemporais, considerando quatro datas entre 1985 e 2015, abordando toda a questão metodológica desse processo, desde o pré-processamento das imagens até o estudo mais específico na classificação integrada das imagens para a realização desse mapa de mudanças, passando pela análise da legenda escolhida e pelo tipo de classificação usado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-12-18
Como Citar
AMARAL, Felipe Gonçalves; CRUZ, Carla Bernadete Madureira; DA SILVA, Camilla Bandeira; DE ALMEIDA, Paula Maria Moura. PROCESSAMENTO DIGITAL DE IMAGENS PARA ESTUDOS DE DINÂMICAS DA PAISAGEM. Revista Tamoios, São Gonçalo, v. 15, n. 2, 2019. DOI: 10.12957/tamoios.2019.45399. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/tamoios/article/view/45399. Acesso em: 16 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.