TRANSFORMAÇÕES DA CARTOGRAFIA NO CONTEXTO DA GEOGRAFIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/tamoios.2025.89084Resumo
Representações do espaço e do tempo trazem a possibilidade de compreendermos padrões que nos ajudam a relacionar causalidades, mensurar formas, distribuições e mudanças e, ainda, traçar tendências. Na atualidade, em pleno século XXI, nos vemos imersos em um volume imenso de informações, a maioria de caráter espacial. Neste contexto de Big Data, uma importante e jovem corrente da Geografia se configura e fortalece, a Corrente Geoinformacional. Muitas áreas do conhecimento se voltam para este universo de representação e análise, buscando contribuir com serviços para a sociedade. É preciso se atentar aos conceitos cartográficos para possibilitar análises adequadas com este imenso e cada vez mais facilmente acessível volume de dados geoespaciais. Novos sensores, dados com novas dimensões como a altitude e o tempo, novas ferramentas e tudo isso integrado, também demandando novas formas de acesso e controle de qualidade em relação aos dados adquiridos e informações produzidas. O uso de Infográficos, StoryMaps, Geoportais e Globos Virtuais tem muito a contribuir para facilitar o acesso e entendimento a esse enorme volume de dados. As Cartografias Participativa e Colaborativa contribuem na produção de mapas, inclusive por pessoas não especialistas. São desafios para diversos profissionais, incluindo, ainda, os professores de Geografia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Silva de Barros, Elizabeth Maria Feitosa da Rocha de Souza, Carla Bernadete Madureira Cruz, Felipe Gonçalves Amaral

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Tamoios pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Tamoios.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para aplicações de finalidade educacional e não-comercial, de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 3.0 adotado pela revista.
A Revista Tamoios está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.