O ALIMENTO DA ROÇA QUILOMBOLA MEXE COM A MEMÓRIA DAS PESSOAS: A CONSTRUÇÃO DE RESISTÊNCIAS E FUTUROS EM MEIO AOS DESAFIOS PANDÊMICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/synthesis.2023.75897Keywords:
roça quilombola, doação de alimentos, memória, temporalidades.Abstract
Com Covid-19, o tempo do alimento ficou em evidência diante do risco da perda de parte da produção das roças quilombolas do Vale do Ribeira com o cancelamento de projetos ligados ao PNAE. Nesse cenário, a renda de quilombolas e caiçaras se viu afetada, e ações criativas foram necessárias. Para isso, parceiros auxiliaram na criação de um “consórcio de doações” junto à cooperativa local (Cooperquivale), que, com o dinheiro arrecadado, pagou pelo alimento e seu transporte, destinado à periferia de São Paulo. O objetivo aqui é olhar para essa experiência de resistência e formação de alianças para o enfrentamento de dificuldades e fome em meio à crise pandêmica a partir da roça quilombola. A doação de alimentos da roça está para além de uma ação solidária, diz sobre conhecimentos ancestrais e segurança alimentar. Trata-se de uma estratégia que traz à tona temporalidades, memórias e afetos, e compõe mais um passo na manutenção da vida e na construção de possibilidades de futuros em comum.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
[Syn]Thesis: Cadernos do Centro de Ciências Sociais está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista [Syn]Thesis pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à [Syn]Thesis , com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2. O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.