El papel del estado en la lucha de estupefacientes: análisis del programa “Saúde na Escola” (Salud en la Escuela)
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.21636Palabras clave:
Escola, Saúde, EntorpecentesResumen
O presente trabalho tem como foco demonstrar a importância do Programa Saúde na Escola enquanto componente estratégico dos Projetos Políticos Pedagógicos das Unidades de Ensino, que em conjunto com as Secretarias de Saúde dos diversos estados e municípios, visam articular ações que promovam a cidadania e consecução do desenvolvimento pleno do discente em seus vários estágios acadêmicos. Adotando uma metodologia interdisciplinar buscam através de diversos atores da esfera educacional e de saúde, implementar políticas públicas, articulando ações que contribuam para combater, diagnosticar, dirimir, conscientizar e prevenir acerca do uso de substâncias psicoativas lícitas e ilícitas no interior das escolas e também do seu entorno. Outros pontos que são abordados se referem à gravidez não planejada de adolescentes e às doenças sexualmente transmissíveis, haja visto que ambas se constituem num problema de saúde pública e fator preponderante da evasão escolar na atualidade. Por fim, os esforços empregados por todos os integrantes, tanto das áreas gerencial e operacional visam atingir uma maior eficiência possível das ações adotadas e que possam serem observadas quantitativamente e qualitativamente através do estudo dos resultados obtidos, e principalmente, e não menos importante, que possam serem constatadas uma real “metanoia” na vida das crianças e jovens que permeiam o mundo escolar.
DOI: 10.12957/sustinere.2016.21636
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