Study of the potential difference (DDP) generated by an reaction oxidation-reduction (cell) with the use of computational modeling
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2016.19689Keywords:
Software educacional, Aprendizagem, Modelagem computacional, ModellusAbstract
A proposta desse trabalho é descrever uma experiência bem sucedida de ensino e aprendizagem aplicada a um grupo de estudantes do ensino médio com emprego do software educacional Modellus para simular uma reação de oxirredução em meio de ácido cítrico com eletrodos de ferro e cobre (pilha) e com isto objetiva-se estudar o comportamento do sistema através dos valores da energia potencial (DDP) que são fornecidos pela modelagem em função do volume de solução e confrontá-los com os valores obtidos experimentalmente. Observa-se então que o processo de criação da modelagem computacional vai além de uma melhora apenas nos conhecimentos teóricos dos alunos, estimulando-os a questionarem sobre toda a teoria envolvida no processo de criação da modelagem, propondo sugestões e buscando soluções para que contornem alguns problemas e limitações do software. Sendo assim, os alunos são levados para além de uma aprendizagem puramente teórica e abstrata, possibilitando que se apropriem dos fundamentos matemáticos e físicos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo um olhar crítico e estabelecendo sua autonomia através do diálogo entre seus pares e o professor.
DOI: 10.12957/sustinere.2016.19689
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