EDUCAÇÃO INFANTIL E SUBJETIVAÇÃO DA CRIANÇA NA SOCIEDADE DE CONSUMO
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2019.46668Resumo
Resumo: Pretende-se problematizar sobre as condições de participação política da criança na sociedade de consumo, apontando o quanto a educação infantil tem a fazer para tornar-se uma via potencializadora que supere práticas de exclusão e de fragilidade dos laços sociais. Importa na atualidade uma discussão crítica sobre os ideais de uma cultura que desautoriza muitos dos seus membros, negando suas capacidades de realizar mudanças significativas em suas experiências cotidianas. Metodologicamente, análises bibliográficas pautadas na teoria crítica e histórico-cultural, articularam-se aos resultados de uma pesquisa de tese, visando refletir sobre a constituição da autonomia da criança em ambiente escolar na sociedade de consumo. Considerando a dinamicidade das relações e dos espaços sociais, a escola precisa se reinventar, injetando práticas pedagógicas que favoreçam junto à criança sua participação nos projetos coletivos e que fomentem sua capacidade criativa como forma de viabilizar seu desenvolvimento social e moral, bem como o exercício de sua cidadania.
Palavras-chave: Criança. Sociedade. Educação.
Abstract: It is intended to problematize on the conditions of political participation of the child in the consumer society, pointing out how much the child education has to do to become a potential way that overcomes practices of exclusion and fragility of the social bonds. A critical discussion of the ideals of a culture that disavows many of its members, denying their ability to make meaningful changes in their everyday experiences, is currently important. Methodologically, bibliographic analyzes based on critical and historical-cultural theory, were articulated to the results of a thesis research, aiming to reflect on the constitution of autonomy in children in school environment in the consumer society. Considering the dynamics of relationships and social spaces, the school needs to reinvent itself, injecting pedagogical practices that favor the child's participation in collective projects and that promote their creative ability as a way to enable their social and moral development, as well as the exercise of their citizenship.
Keywords: Child. Society. Education.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Cabem ao autor/autora os direitos autorais dos artigos publicados na Polêm!ca, resguardando-se à revista o direito de primeira publicação. Cientes, revista e autores/as, que todos os artigos são de uso gratuito, para fins educacionais e não-comerciais, permitindo que outros remixem, adaptem e construam sobre o trabalho, desde que citada a fonte, quando da sua utilização integral ou parcial, de acordo com a licença Creative Commons CC BY-NC.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Respeitando a licença autoral adotada pela Polêm!ca, estimulamos nossos leitores a promover, refletir e escrever, a partir das nossas publicações, incluindo nas citações o link para o artigo disponível no site da Revista Polêm!ca, sempre que um artigo for citado ou replicado, e observando a grafia correta do nome da revista Polêm!ca.
Todo o conteúdo de terceiros (imagens, trechos, citações, etc.) deverá possuir referências a sua fonte original adicionadas como notas de rodapé ou referências bibliográficas com sua devida identificação.
Artigos submetidos que contiverem citações, tabelas ou imagens extraídas de outras publicações não serão aceitos, caso possuam mais conteúdo de terceiros do que conteúdo original.
Revista Polêm!ca está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.