Vigilância sanitária: revisão integrativa dos processos de capacitação da força de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.53950Palavras-chave:
Vigilância sanitária, gestão em saúde, estrutura dos serviços, educação continuada.Resumo
Resumo:
Evidências de estudo de Vigilância Sanitária (Visa) têm demonstrado a falta de financiamento para executar as ações de Visa, consequentemente, com poucas atividades de capacitação na área, além da não implementação da política de educação permanente. Esta pesquisa objetivou avaliar as publicações na área quanto as capacitações de recursos humanos e a implantação da educação permanente como estratégia de ensino. Assim, foi realizada uma revisão integrativa por meio de uma busca nas bases de dados Medline e Lilacs no período de fevereiro a março de 2020. O levantamento bibliográfico alcançou uma busca de 516 artigos como amostra inicial, sendo que, após o uso de filtros, permaneceram 38 artigos. Somente 21 foram lidos integralmente, dentre os quais 7 atenderam os critérios de inclusão e exclusão. Identificou-se que existe uma deficiência na política de educação permanente em vigilância sanitária, ausência de projeto político pedagógico, incluindo a temática de Visa nos cursos de ensino superior, falta de investimento e valorização quanto a necessidade de capacitação para os profissionais e, por fim, existe a necessidade de implantar novas formas de aprendizado para os trabalhadores da área. Por ser muito abrangente, esse campo de trabalho exige que os profissionais tenham saberes de diversos campos de atuação para maior efetividade e resolutividade. Faz-se necessária uma intensificação em estratégias educacionais, pois a ausência de uma ampla política de capacitação desses trabalhadores pode causar impactos na proteção da saúde das coletividades.
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