Translação do Conhecimento na qualificação da gestão da Vigilância em Saúde: contribuição dos estudos avaliativos de pós-graduação

Autores

  • Luciana Caroline Albuquerque Bezerra Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife-PE, Brasil
  • Eronildo Felisberto Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira. Recife-PE, Brasil
  • Juliana Martins Barbosa da Silva Costa Núcleo de Ciências da Vida, Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, Brasil
  • Zulmira Hartz Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa. Lisboa, Portugal

Resumo

São muitos os desafios no sentido de minimizar as lacunas existentes entre evidências científicas e melhores resultados de saúde. A translação do conhecimento (TC) é o movimento que o conhecimento faz em um contexto organizacional em prol da sua efetiva aplicação. O objetivo deste estudo foi analisar a ocorrência da TC na Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde de Pernambuco (SEVS/PE), tomando como objeto dez pesquisas avaliativas sobre programas da Vigilância em Saúde, produzidas no Mestrado de Avaliação em Saúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira, de 2011 a 2015. Para tanto, utilizou-se um roteiro de entrevista semiestruturada, abordando sete gestores e dez técnicos da SEVS-PE. Na análise deste estudo de caso, qualitativo, foi utilizado um modelo de TC, e sobrepondo-se a ele, uma estrutura teórica de uso-influência da avaliação. Em oito pesquisas analisadas, foram categorizadas evidências em cinco fases da TC. Apenas a etapa de avaliação do uso do conhecimento não foi evidenciada. Diferentes tipos de uso, dimensões e níveis de influência das avaliações foram relatados. Dentre as mudanças ocorridas, foram relatadas: criação de novas agendas, elaboração de protocolos, mudança do processo de trabalho, instituição de novos fluxos, contratação de novos profissionais.

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Publicado

2019-06-19

Como Citar

Bezerra, L. C. A., Felisberto, E., Costa, J. M. B. da S., & Hartz, Z. (2019). Translação do Conhecimento na qualificação da gestão da Vigilância em Saúde: contribuição dos estudos avaliativos de pós-graduação. Physis: Revista De Saúde Coletiva, 29(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/physis/article/view/43298

Edição

Seção

Temas livres