“Eles eram capazes de refletir sobre questões importantes e delicadas”: construindo saberes através de um projeto de iniciação à docência de LIC
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2018.32698Keywords:
Formação docente inicial, Prática Exploratória, Ensino de inglês para crianças, Letramento crítico.Abstract
A formação de docentes na graduação de Letras (Português/Inglês) nas universidades brasileiras não costuma oferecer disciplinas voltadas para o ensino de língua estrangeiras para crianças (LEC) ou, como no caso em análise, de língua inglesa para crianças (LIC), apesar da demanda em escolas particulares e em algumas redes de ensino público. Nesse cenário, insere-se a proposta do projeto de ID que coordeno, o qual visa oferecer um espaço discursivo para a construção de saberes e para o pensar crítico sobre esse ensino-aprendizagem. Assim, com base pesquisa na área (PINTER, [2006]2015; SEGANFREDO; BENEDETTI, 2009; CRISTÓVÃO; GAMERO, 2009), apresento pressupostos teóricos para fundamentar uma proposta de LIC, bem como para a formação do professor para esse segmento. Apoiada na abordagem híbrida para o ensino-aprendizagem, formação docente e reflexão da Prática Exploratória e em seus princípios (ALLWRIGHT, 1996; MILLER, 2013), ao invés de resultados, trago alguns entendimentos sobre a formação inicial de professoras de inglês a partir do projeto de iniciação à docência em tela na voz de uma bolsista. Tais entendimentos locais podem, por sua vez, contribuir para aprofundar as discussões em curso na área de ensino de inglês para crianças e formação inicial de professores de inglês para esse público.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.