CRÍTICA TEXTUAL NOS LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2010.15833Abstract
Da Antiguidade aos tempos modernos a experiência editorialtem mostrado que o texto real e final passou por tantos idílios que seteve de constituir uma disciplina cientifica. Esta disciplina que sechama hoje crítica textual, e também ecdótica, embora muitos autoresnem sempre aceitem os termos como sinônimos, atribuindo-lhesatividades diferentes que não cabe aqui enfrentar. Assim, compete àcrítica textual a reconstituição de um original perdido, ou de um textoconsiderado fidedigno, com base na tradição manuscrita e impressãodireta ou indireta da obra, conforme as demandas de uma metodologiacientifica.Downloads
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.