Entre a educação e o estereótipo racista: uma leitura de Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2025.92414Palavras-chave:
Lima Barreto, Racismo, Estereótipo racista, Educação, Ascensão socialResumo
A partir da representação do estigma da mestiçagem vista no romance Recordações do escrivão Isaías Caminha, de Lima Barreto, o presente trabalho tem por objetivo analisar as etapas da construção do estereótipo racista, relacionadas à formação da identidade de um homem negro pobre, no Brasil da primeira década do século XX. Partindo da hipótese de que as experiências de sujeitos negros são atravessadas por impedimentos sociais diversos, o resultado obtido pela análise literária e pelas leituras teóricas evidencia que, subjacente ao preconceito racial que dificulta as possibilidades de mobilidade social, pessoas negras letradas e educadas não estão blindadas contra as violências do racismo institucionalizado. Para aprofundar o debate, o aporte teórico utilizado trata de importantes questões relacionadas à temática da negritude e do racismo, relacionando o pensamento de diferentes autores, tais como: bell hooks (2019), Cuti (2010), Lélia Gonzalez (2020), Abdias Nascimento (2017), Neusa Santos Souza (2021), além de referências do campo dos estudos literários, como Antonio Candido (2006), João Luiz Lafetá (2004) e Roberto Schwarz (2008).
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