“Quando ainda não era...”: gêneses múltiplas, sonhos e metamorfoses em Poranduba – “ópera rumor”, de Lúcia Pimentel Góes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85548

Abstract

The indigenous theme has been discussed in Brazilian literature since its first manifestations. For years, indigenous people became the subject of religious, political, literary, scientific and anthropological writings. This work analyzes Poranduba – a text resulting from research by Lúcia Pimentel Góes on legends, zoological and astronomical tales, indigenous songs, with marks of a cosmogony that alludes to a world created by multiple genesis and metamorphoses. It is an opera adressed to children and young people. Composed of a libretto, set to music by Villani-Côrtes, this “opera rumor” is a narrative structured by a plurality of languages. The fact is that approaching narratives reserved for such peculiar expressions, for such specific cosmologies, leads us to think about how these traces of specific signs can appear as testimonies of important representations, but always displaced from their contexts and available in other contexts. of those who were at the origin of its production. Poranduba is visited through Semiotics and Comparative Studies, seeking to trace dialogues between cultures, arts and knowledge.

Author Biographies

Maria Zilda da Cunha, Universidade de São Paulo

Professora doutora na Universidade de São Paulo; com pós-doutorado em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal (2018) e pós- doutorado em Ciências, Educação e Humanidades pela UER (2016); Doutora em Letras, Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa - pela Universidade de São Paulo (2002); Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Nossa Sra do Patrocínio (1977), em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras de Bragança Paulista (1973), em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), com pós-graduação em Psicopedagogia pelo Instituto Sedes Sapiense (1989), especialização em Psicomotricidade pelo Instituto GAE (1991). Coordenadora da área de Literatura Infantil e Juvenil FFLCH/USP. Líder do grupo de Pesquisa: Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens (CNPQ), vinculado à Universidade de São Paulo. Conselheira editorial das seguintes revistas: Revista Crioula, Revista Via Atlântica, Revista de estudos de linguística e literatura: tópicos de linguagem; Revista Literartes. Tem experiência nas áreas semiótica e ciências cognitivas, com ênfase nos estudos de processos de aquisição da linguagem pela criança; produção destacada nos estudos comparados de Literatura e outras artes e literatura e novas tecnologias. Desenvolve junto à pró-reitoria de pesquisa e extensão, como coordenadora responsável, o projeto de extensão universitária Diálogos Híbridos na formação do leitor literário: teoria, prática e experimentação. Desenvolve junto a alunos de graduação e comunidades escolares o projeto Criança e Linguagem: a leitura em intertextos de autoria e recepção. Professora do Mestrado profissional – Profletras, Pesquisadora do CNP.

 

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Faculdade Rudolf Steiner

Doutora em Letras pela USP com pós-doutorado na Universidade do Minho. Docente e coordenadora de pesquisa da Faculdade Rudolf Steiner, colaboradora na diretoria do Instituto Maiana, organização não governamental de formação de professores para a primeira infância.

 

Published

2024-08-30

Issue

Section

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses