Narrativas e identidades no Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85100

Resumen

O espaço da Educação Básica mostra-se amplo com a utilização diversa das narrativas trabalhadas na escola na constituição das identidades literárias centradas em uma pedagogia de respeito à multiplicidade de conhecimento. Nesse sentido, esta abordagem utiliza como objetivos orientadores os seguintes: (i) refletir as identidades literárias construídas no protagonismo infantojuvenil no contexto da escola contemporânea; (ii)  discutir a relevância da leitura literária na formação de leitores críticos e proficientes; (iii) ressignificar a importância das estratégias de leitura literária nos diferentes gêneros textuais da experiência pedagógica e (iv) apresentar o Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel desenvolvido nas escolas públicas municipais da cidade de Parauapebas, município localizado no sudeste do estado Pará, a fim de compreender como as identidades literárias contribuem com o processo de alfaletramento de leitores contemporâneos, além de ampliar as políticas de acesso às obras literárias. Assim, utilizamos no presente estudo a metodologia de abordagem teórica com a análise das políticas de leitura realizadas nas escolas municipais e esperamos que estas ponderações reflexivas sirvam de direcionamentos para outras práticas de acessibilidade ao texto literário.

Biografía del autor/a

Ivan Vale de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Especialista em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Carlos Felipe da Conceição Pinto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Linguística pela UNICAMP (2011). Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2 CNPq (2022-2025). Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia.

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses