Narrativas e identidades no Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85100

Resumo

O espaço da Educação Básica mostra-se amplo com a utilização diversa das narrativas trabalhadas na escola na constituição das identidades literárias centradas em uma pedagogia de respeito à multiplicidade de conhecimento. Nesse sentido, esta abordagem utiliza como objetivos orientadores os seguintes: (i) refletir as identidades literárias construídas no protagonismo infantojuvenil no contexto da escola contemporânea; (ii)  discutir a relevância da leitura literária na formação de leitores críticos e proficientes; (iii) ressignificar a importância das estratégias de leitura literária nos diferentes gêneros textuais da experiência pedagógica e (iv) apresentar o Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel desenvolvido nas escolas públicas municipais da cidade de Parauapebas, município localizado no sudeste do estado Pará, a fim de compreender como as identidades literárias contribuem com o processo de alfaletramento de leitores contemporâneos, além de ampliar as políticas de acesso às obras literárias. Assim, utilizamos no presente estudo a metodologia de abordagem teórica com a análise das políticas de leitura realizadas nas escolas municipais e esperamos que estas ponderações reflexivas sirvam de direcionamentos para outras práticas de acessibilidade ao texto literário.

Biografia do Autor

Ivan Vale de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Especialista em Gramática da Língua Portuguesa: reflexão e ensino pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Carlos Felipe da Conceição Pinto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Linguística pela UNICAMP (2011). Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ-2 CNPq (2022-2025). Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses