Narrativas e identidades no Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85100Resumo
O espaço da Educação Básica mostra-se amplo com a utilização diversa das narrativas trabalhadas na escola na constituição das identidades literárias centradas em uma pedagogia de respeito à multiplicidade de conhecimento. Nesse sentido, esta abordagem utiliza como objetivos orientadores os seguintes: (i) refletir as identidades literárias construídas no protagonismo infantojuvenil no contexto da escola contemporânea; (ii) discutir a relevância da leitura literária na formação de leitores críticos e proficientes; (iii) ressignificar a importância das estratégias de leitura literária nos diferentes gêneros textuais da experiência pedagógica e (iv) apresentar o Projeto Pedagógico Closet Literário Móvel desenvolvido nas escolas públicas municipais da cidade de Parauapebas, município localizado no sudeste do estado Pará, a fim de compreender como as identidades literárias contribuem com o processo de alfaletramento de leitores contemporâneos, além de ampliar as políticas de acesso às obras literárias. Assim, utilizamos no presente estudo a metodologia de abordagem teórica com a análise das políticas de leitura realizadas nas escolas municipais e esperamos que estas ponderações reflexivas sirvam de direcionamentos para outras práticas de acessibilidade ao texto literário.
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