Leitura para os jovens e entre os jovens: com a palavra, os leitores
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85092Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação de leitores e o gosto pela leitura da literatura de adolescentes e de jovens, discentes matriculados/as nos anos finais da educação básica. O objetivo da investigação foi evidenciar a partir das falas dos leitores que há uma circulação de livros intensa entre eles e que há uma comunidade leitora fervorosa, indicando que os jovens leem literatura. O aporte teórico utilizado nas discussões e nas análise dos resultados vieram de estudos e leituras de outras pesquisas, especialmente de Ceccantini (2000) e de Souza (2019), e dos teóricos Abreu (2006), Candido (1995) e Bourdieu (1983). Como resultados, a partir da pesquisa de campo realizada por meio de um questionário, temos a percepção de que há uma significativa leitura literária acontecendo entre os jovens, que há uma assiduidade entre os adolescentes no tocante à leitura literária, e que possuem critérios específicos aos escolherem suas leituras, abarcando tanto fatores intraliterários quanto extraliterários. Por fim, também constatamos que a ausência de leituras de obras premiadas ocorre por desconhecimento e lacunas no trabalho docente que não apresenta tais obras a seus alunos/as, pois com uma boa mediação é possível que tais livros sejam lidos e bem recebidos por seus leitores.
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