Leitura para os jovens e entre os jovens: com a palavra, os leitores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85092

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a formação de leitores e o gosto pela leitura da literatura de adolescentes e de jovens, discentes matriculados/as nos anos finais da educação básica. O objetivo da investigação foi evidenciar a partir das falas dos leitores que há uma circulação de livros intensa entre eles e que há uma comunidade leitora fervorosa, indicando que os jovens leem literatura. O aporte teórico utilizado nas discussões e nas análise dos resultados vieram de estudos e leituras de outras pesquisas, especialmente de Ceccantini (2000) e de Souza (2019), e dos teóricos Abreu (2006), Candido (1995) e Bourdieu (1983). Como resultados, a partir da pesquisa de campo realizada por meio de um questionário, temos a percepção de que há uma significativa leitura literária acontecendo entre os jovens, que há uma assiduidade entre os adolescentes no tocante à leitura literária, e que possuem critérios específicos aos escolherem suas leituras, abarcando tanto fatores intraliterários quanto extraliterários. Por fim, também constatamos que a ausência de leituras de obras premiadas ocorre por desconhecimento e lacunas no trabalho docente que não apresenta tais obras a seus alunos/as, pois com uma boa mediação é possível que tais livros sejam lidos e bem recebidos por seus leitores.

Biografia do Autor

Daniela Maria Segabinazi, Universidade Federal da Paraíba

DANIELA MARIA SEGABINAZI - Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Letras e Direito, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professora do Programa de Pós Graduação em Letras (PPGL/UFPB) e dos Cursos de Graduação em Letras (presencial e a distância) da UFPB. Pesquisa os seguintes temas: literatura infantil e juvenil, literatura e ensino e literatura brasileira contemporânea. Líder do grupo de pesquisa “Estágio, ensino e formação docente”; integra o Núcleo de Estudos de Alfabetização em Linguagem e Matemática e o Grupo de Trabalho Literatura e Ensino da ANPOLL. Tem publicações na área de literatura infantil e juvenil, ensino de literatura e letramento literário.

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses