A Literatura Surda no processo de Letramento Literário: leitura e interpretação das obras Patinho Surdo e Tibi e Joca na sala de aula

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DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85073

Resumo

Neste artigo, visamos analisar o uso da Literatura Surda na escola como uma proposta de Letramento Literário no Ensino Fundamental. Para isso, propomos como obras a serem trabalhadas em sala de aula os livros Patinho Surdo (ROSA; KARNOPP, 2005) e Tibi e Joca (BISOL, 2001). Trata-se de obras de destaque na Literatura Surda brasileira para o público infantil e juvenil. Nelas, surdos são representados não como deficientes, mas sim como sendo diferentes no âmbito linguístico, identitário e cultural. No que tange ao Letramento Literário de crianças e jovens, partimos dos pressupostos teóricos de Soares (2010), Cosson (2014) Coelho (2000), Amarilha (2009) entre outros. Com relação ao surdo, à língua de sinais e à Literatura Surda, recorremos às teorias de Quadros (1997), Karnopp (2006, 2010), Campos e Stumpf (2012), Perlin (2013) etc.  O trabalho com obras literárias que trazem em seu âmago o protagonismo surdo, as representações de vivências de surdos, bem como suas diferenças linguísticas, identitárias e culturais, podem levar os discentes a um Letramento Literário que envolva a inclusão dessas minorias. As atividades com a Literatura Surda na escola abrem caminho para o dizer do surdo sobre si, ter visibilidade e representatividade literária e social.

Biografia do Autor

Miriam Ramos dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Docente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias do Campus XXI/UNEB; atua a área de Letras/Linguística

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses