Onde vivem os monstros: um breve passeio por entre o livro e o filme

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85065

Resumo

A partir de uma leitura comparativa de Onde vivem os monstros (1963), considerada por muitos a obra máxima de Maurice Sendak, e do filme homônimo (2009), de Spike Jonze, buscamos neste estudo identificar pontos de aproximação e de distanciamento entre as obras e de que modo recorrem às especificidades de suas próprias linguagens para a construção de sentidos. Recorre-se, para o alcance desse intento, a um estudo bibliográfico, qualitativo e de cunho hipotético-dedutivo, o qual está amparado principalmente, pelas reflexões de Linden (2011), Moraes (2023) e Nodelman (1988), no que tange às teorias referentes ao livro-álbum, e pelos estudos de David Bordwell (1985), no que concerne ao cinema. Observamos, a partir das leituras empreendidas, que, se o livro propõe inovações no que se refere à construção da arquitetura do livro-álbum, explorando com maestria a tríade texto verbal, ilustração e projeto gráfico; o filme inova em termos temáticos. Assim, nota-se que, tanto o leitor quanto o espectador dessas obras precisam estar abertos à leitura de traços e características temáticas, materiais e/ou estéticas inovadoras, assumindo um papel ativo para suas respectivas fruições.

Biografia do Autor

Fernanda Rios de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fernanda Rios de Melo é graduada em Cinema pela FAAP, bacharel e licenciada em Letras Português-Alemão pela FFLCH-USP. Em 2011, fez um intercâmbio de um semestre na Freie Universität Berlin. É mestre em Letras na área de Língua e Literatura alemã pela FFCH-USP e, atualmente é doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, bolsista CAPES. De 2018 a 2020, cursou a pós-graduação em Formação de Escritores no núcleo de Literatura Infanto-juvenil do Instituto Vera Cruz. Em 2019, venceu o ProAc de Literatura Infantil e em 2020 publicou seu primeiro livro pela editora Ôzé. E-mail:fernandariosdemelo@gmail.com

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Diana Navas é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”. E-mail:dnavas@pucsp.br

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses