Onde vivem os monstros: um breve passeio por entre o livro e o filme

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.85065

Resumen

A partir de una lectura comparada de Donde viven los monstruos (1963), considerada por muchos la mejor obra de Maurice Sendak, y la película del mismo nombre (2009), de Spike Jonze, pretendemos en este estudio identificar puntos de aproximación y distancia entre las piezas y cómo recurren a las especificidades de sus propios lenguajes para construir significados. Para lograr este objetivo, se utiliza un estudio bibliográfico, cualitativo e hipotético-deductivo, que se sustenta principalmente en las reflexiones de Linden (2011), Moraes (2023) y Nodelman (1988), respecto de las teorías relativas al libro-álbum, y a los estudios de David Bordwell (1985), sobre el cine. Observamos, a partir de las lecturas realizadas, que, si el libro propone innovaciones en cuanto a la construcción de la arquitectura del libro ilustrado, explorando magistralmente la tríada de texto verbal, ilustración y diseño gráfico; La película innova en términos temáticos. Así, se advierte que tanto el lector como el espectador de estas obras necesitan estar abiertos a la lectura de rasgos y características temáticas, materiales y/o estéticas innovadoras, tomando un papel activo en su respectivo disfrute.

Biografía del autor/a

Fernanda Rios de Melo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Fernanda Rios de Melo é graduada em Cinema pela FAAP, bacharel e licenciada em Letras Português-Alemão pela FFLCH-USP. Em 2011, fez um intercâmbio de um semestre na Freie Universität Berlin. É mestre em Letras na área de Língua e Literatura alemã pela FFCH-USP e, atualmente é doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, bolsista CAPES. De 2018 a 2020, cursou a pós-graduação em Formação de Escritores no núcleo de Literatura Infanto-juvenil do Instituto Vera Cruz. Em 2019, venceu o ProAc de Literatura Infantil e em 2020 publicou seu primeiro livro pela editora Ôzé. E-mail:fernandariosdemelo@gmail.com

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Diana Navas é mestre em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, doutora em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Aveiro, Portugal. Atua como professora do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Crítica Literária e no Programa de Língua Portuguesa da PUC-SP. Suas pesquisas recentes concentram-se nas tendências da literatura juvenil contemporânea brasileira e portuguesa. É bolsista produtividade CNPQ e líder do Grupo de Pesquisa (PUC-SP/CNPQ) “Literatura Juvenil: questões teóricas e práticas de leitura”. E-mail:dnavas@pucsp.br

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses