O letramento crítico na literatura infantojuvenil no viés do paradigma educacional emergente: o reducionismo na adaptação de Dom Casmurro da editora Todolivro em contraste com a obra Machado e Juca de Luiz Aguiar
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84799Resumen
Este artigo propõe uma análise crítica de como o reducionismo pode estar presente em alguns livros de literatura infantil e juvenil. Dessa maneira, analisa-se a adaptação de Dom Casmurro da editora Todo Livro e Machado e Juca de Luiz Aguiar, com a finalidade de contrastar as obras pela sua criticidade e, também, observar se há um reducionismo na adaptação, explorando como a simplificação excessiva de temas, personagens e enredos pode impactar a experiência da compreensão leitora de crianças e jovens. Para tal, recorreremos a autores da literatura infantil e juvenil em consonância com a teoria da adaptação no viés do paradigma educacional emergente (Lajolo e Zilberman, 2017; Hutcheon, 2011; Ramos, 2005; Moraes, 1997) e a autores do letramento crítico (Alencar, 2017; Silva, 2020). Para isso, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, visto que é possível compreender e interpretar os fatos e dados que emergem no decorrer da pesquisa. Os resultados evidenciaram que o debate sobre o letramento crítico na literatura infantil e juvenil no viés do paradigma educacional emergente é interessante e contribui para reflexão do reducionismo literário em obras adaptadas. Assim, tem-se a necessidade de transgredir as limitações do reducionismo em obras adaptadas.
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