O letramento crítico na literatura infantojuvenil no viés do paradigma educacional emergente: o reducionismo na adaptação de Dom Casmurro da editora Todolivro em contraste com a obra Machado e Juca de Luiz Aguiar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84799

Resumen

Este artigo propõe uma análise crítica de como o reducionismo pode estar presente em alguns livros de literatura infantil e juvenil. Dessa maneira, analisa-se a adaptação de Dom Casmurro da editora Todo Livro e Machado e Juca de Luiz Aguiar, com a finalidade de contrastar as obras pela sua criticidade e, também, observar se há um reducionismo na adaptação, explorando como a simplificação excessiva de temas, personagens e enredos pode impactar a experiência da compreensão leitora de crianças e jovens. Para tal, recorreremos a autores da literatura infantil e juvenil em consonância com a teoria da adaptação no viés do paradigma educacional emergente (Lajolo e Zilberman, 2017; Hutcheon, 2011; Ramos, 2005; Moraes, 1997) e a autores do letramento crítico (Alencar, 2017; Silva, 2020). Para isso, esta pesquisa parte de uma abordagem qualitativa, visto que é possível compreender e interpretar os fatos e dados que emergem no decorrer da pesquisa. Os resultados evidenciaram que o debate sobre o letramento crítico na literatura infantil e juvenil no viés do paradigma educacional emergente é interessante e contribui para reflexão do reducionismo literário em obras adaptadas. Assim, tem-se a necessidade de transgredir as limitações do reducionismo em obras adaptadas.

Biografía del autor/a

Géssica Gonçalves Santos Gracioli, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Graduada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2015); Discente Coordenadora do Projeto de Extensão Sem Medo de Falar Espanhol (2013); Participante do Programa de Educação Tutorial (2011-2013); Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência de Língua Espanhola (2014-2015). Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (2018). . Professora temporária de Língua Espanhola no Centro de Ensino 09 (CEM 09) pela Secretaria de Educação do DF (2019). . Professora da educação básica no município de Porto Franco/MA (2021). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins e Bolsista da CAPES (2022-2026).Tem interesse em pesquisas centradas nos seguintes temas: epistemologias da complexidade, práticas decoloniais, ensino e aprendizagem de línguas e formação de professores.

Maria José De Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós - Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve-Portugal. É professora Titular (classe E), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus de Palmas. É bolsista de produtividade CNPq (PQ 1E) Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, política educacional, profissionalização docente, avaliação institucional, Metodologia de Pesquisa; Estudos contemporâneo. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do INEP /MEC.É professora na graduação Curso de Jornalismo, no Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Ensino de Linguística e Literatura. Também é professora no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação a partir de 2012. É membro da Rede Internacional de Escolas Criativas: construindo a escola do século XXI (RIEC Coord. UB/Espanha). Orienta mestrado e doutorado sobre formação de professores; práticas educativas; política educacional; teoria da complexidade. Desenvolve pesquisa sobre escolas criativas; educação e formação de professor. Tem livro e capítulos de livros publicados versando sobre o tema Formação de Professor. 

Andrea Martins Lameirão Mateus, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora de Literaturas de Língua Inglesa na Universidade Federal do Tocantins, Campus Araguaína. Possui graduação pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado pelo programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários, Poesia, Etnopoesia e Tradução Literária

Publicado

2024-08-30

Número

Sección

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses