The representation of refuge in the literature for children and young adults: a reading of Kalil: o menino refugiado

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84781

Abstract

The theme of refuge can be considered divisive, as it deals with complex issues that, for many, are inappropriate for children and young adults.  However, the refugee situation can be presented to these readers in a sensitive way, which not only provokes reflection, but also, and most importantly, develops empathy and solidarity towards refugees. From this perspective, we propose the analysis of the book Kalil: the refugee boy, to demonstrate that the literature for children and young adults constitutes an important tool for the process of welcoming and inserting refugee children in the school environment while promoting interculturality.

Author Biography

Shirley de Souza Gomes Carreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Shirley de Souza Gomes Carreira possui Graduação em Letras, Português- Inglês, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Literatura Comparada (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2004-2005). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/ BASis, INEP e do Banco de Consultores Ad Hoc da FUNADESP e da FAPERJ. Como ensaísta, tem trabalhos publicados em livros e periódicos do Brasil, México, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Sua produção ensaística aborda os seguintes temas: pós-colonialismo, questões de identidade e de gênero, estudos culturais, diásporas, multiculturalismo e a produção textual dos escritores migrantes. Sua pesquisa atual focaliza as relações entre Literatura e Memória Étnica. Exerceu a função de professor adjunto-doutor I na Universidade do Grande Rio por 12 anos, onde também foi Coordenadora do Curso de Letras, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Multidisciplinar de Educação a Distância e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas. É fundadora e faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO. Atua também como investigadora convidada do Centro de Estudos Linguísticos, Comparados e Multimédia da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi Coordenadora Institucional do Pibid UNIABEU, Coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Pró-Reitora Acadêmica da UNIABEU, onde também lecionou no Curso de Letras e exerceu a função de editora-gerente dos periódicos UNIABEU e de editora-chefe da Revista e-scrita, do curso de Letras, e da Revista UNIABEU. Atualmente, é Professora Adjunta da UERJ(FFP) e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Letras e Linguística da UERJ. É líder do GP Poéticas da Diversidade (CNPq) e bolsista do Prociência UERJ/FAPERJ e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. 

Publicações recentes:

Diásporas e deslocamentos: travessias críticas (2014), Poéticas do contemporâneo (2015), Memória, Identidade e Cultura: ensaios (20160, Estudos Literários na contemporaneidade: Questões e tendências (2017) Literatura Teoria História : Diálogos (2019), LITERATURA E DIVERSIDADE: Estudos Contemporâneos (2021), Poéticas da diversidade - estudos de literatura na contemporaneidade  (2021) e Poéticas em trânsito (2022).

Published

2024-08-30

Issue

Section

Dossiê 49: Literatura Infantil e Juvenil contemporânea: inquietações e metamorfoses