Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: reflexões sobre o leitor nas aulas de literatura alemã no ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84591Resumo
Este trabalho visa apontar uma possibilidade de trabalhar literatura no modelo remoto, por meio de tecnologias digitais e metodologias ativas, em um curso de Licenciatura Português-alemão de uma Universidade Federal, em Belém do Pará. Diante do cenário pandêmico, professores tiveram que (re)pensar suas metodologias de ensino e propor atividades on-line. O quadro docente do curso de licenciatura português-alemão, em sua maioria, não tem familiaridade com as tecnologias digitais e precisaram, em parceria com os discentes, propor um caminho que atendesse a necessidade de dar continuidade ao curso, na modalidade a distância. Assim, com um olhar para a importância das tecnologias digitais e realidade do nosso campus, esta pesquisa fundamentou-se nos estudos de Pearson & Somekh (2006), Schlemmer (2016), Bacich (2018), bem como na prática de uma docente do curso, nas disciplinas de Teoria Literária e Literatura infantojuvenil.
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