Tecnologias Digitais e Metodologias Ativas: reflexões sobre o leitor nas aulas de literatura alemã no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2024.84591

Resumo

Este trabalho visa apontar uma possibilidade de trabalhar literatura no modelo remoto, por meio de tecnologias digitais e metodologias ativas, em um curso de Licenciatura Português-alemão de uma Universidade Federal, em Belém do Pará. Diante do cenário pandêmico, professores tiveram que (re)pensar suas metodologias de ensino e propor atividades on-line. O quadro docente do curso de licenciatura português-alemão, em sua maioria, não tem familiaridade com as tecnologias digitais e precisaram, em parceria com os discentes, propor um caminho que atendesse a necessidade de dar continuidade ao curso, na modalidade a distância. Assim, com um olhar para a importância das tecnologias digitais e realidade do nosso campus, esta pesquisa fundamentou-se nos estudos de Pearson & Somekh (2006), Schlemmer (2016), Bacich (2018), bem como na prática de uma docente do curso, nas disciplinas de Teoria Literária e Literatura infantojuvenil.

Biografia do Autor

Thaís Fernandes de Amorim, Universidade Federal Rural da Amazônia

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA. Doutora em Letras (Estudos Literários) - UFPA. Mestra em Comunicação, Linguagens e Cultura, pela Universidade da Amazônia - UNAMA. Pós-Graduada em sentido Lato sensu em Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará - UFPA .Teaching English as a Foreign Language Preparation, Toronto, Ontário; Pós-Graduada em sentido Lato sensu em Gestão Escolar pelo Centro Universitário do Pará - CESUPA, Pós-Graduada em Educação Especial com ênfase em LIBRAS, Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio; Licenciada em Letras Português/Inglês pela UFPA . Experiência na graduação, pesquisa, extensão e pós-graduação na educação de surdos com ênfase no letramento literário, inclusão, acessibilidade e construção de sentidos e interpretação de textos infantojuvenis traduzidos e adaptados; Crítica, Recepção, Tradução e Adaptação de Literatura Inglesa e Americana; Educação à Distância como professora formadora e conteudista da Universidade Aberta do Brasil- UAB e do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica- PARFOR. Coordenadora do subprojeto "LETRAMENTO LITERÁRIO: perspectivas teórico-práticas de ensino e aprendizagem de literatura" do Programa Residência Pedagógica ciclo (2022/2024). Líder do projeto de pesquisa Literalisando CNPq/UFRA

Patricia Cezar da Cruz, Universidade Federal do Pará

Graduação em Letras (Habilitação em Língua e Literatura Alemã, UFPA), 2002. Mestrado em Letras - área de concentração em Estudos Literários (PPGL/UFPA), 2011. Doutorado em Letras - área de concentração em Estudos Literários (PPGL/UFPA),2020. Atuação na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários. Professora de alemão com experiência na Casa de Estudos Germânicos, Curso Livre de Alemão ( CEG/UFPA), curso de graduação de alemão ( FALEM/UFPA ) e UnB Idiomas ( Universidade de Brasília). Pesquisadora do projeto Confluências e divergências na Tradução de Gullivers Travel : fatos e ficções ( UFRA/ 2021). Tradutora de língua alemã do projeto Amazonia - Narratologia - Anthropocene (ANA/PPGL/UFPA),2016.Autora e coordenadora do projeto "Littera - Literaturas germânica e brasileira", com enfoque em Literaturas Germânica e brasileira - Casa de Estudos Germânicos - CEG (CEG/UFPA), 2013. Webmaster do site Littera - Literaturas germânica e brasileira, 2013.

Downloads

Publicado

2024-08-30