Pai contra Mãe, de Machado de Assis, estudo teórico-crítico sobre o negro na literatura brasileira: ensino em foco
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2024.80263Resumo
Um dos grandes desafios da docência é a formação de leitores literários. Para alcançar esse objetivo, é necessário planejamento e aplicação de estratégias didáticas sistematizadas, possíveis no cotidiano escolar. Outra questão desafiadora é a introdução de textos clássicos que atraiam a atenção de estudantes da educação básica. O objetivo desse artigo é, portanto, apresentar aos professores de literatura do ensino médio, estratégia de leitura desenvolvida no âmbito da pesquisa de iniciação científica, que leve o estudante a refletir sobre o papel do negro na sociedade brasileira contemporânea, motivados pela literatura canônica. Assim, tomamos como referência o conto de Machado de Assis, Pai contra Mãe. A obra apresenta uma trama que oferece centralidade à situação do negro na sociedade brasileira e que é analisado por meio de uma abordagem teórico-crítica pautada pelo olhar do século XXI, aliando-se aos estudos da Narratologia, Estética da Recepção e a metodologia dos Círculos de Leitura, de Rildo Cosson. A estratégia desenvolvida para a leitura do conto facilita ao aluno melhor compreensão do contexto sociocultural presente, os recursos estéticos geradores de sentido, motivando-o a construir coletivamente novos sentidos advindos de sua experiência de mundo e de leitor e percebendo a importância do passado na compreensão do presente.
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