Intermidialidade na instapoesia de Daniel Minchoni

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.74887

Palavras-chave:

Intermidialidade, Convergência, Poesia digital, Instapoesia.

Resumo

A evolução dos meios tecnológicos trouxe inovações estéticas à criação literária, a exemplo da poesia, que possui como alternativa de concepção absorver características da linguagem digital. Essa convergência midiática entre linguagens tem modificado as instâncias de produção de textos, e a poesia encontra na rede social Instagram, um campo propício para criação e veiculação, tornando-se uma vitrine que difunde e inspira trabalhos de artistas de diversas gerações. Conhecidos como “Instapoetas”, escritores como Daniel Minchoni (@danielminchoni), produzem conteúdo literário nesse espaço cultural, virtual e plural para expor e criar poesia digital e instagramável a partir das ferramentas disponibilizadas pelo aplicativo. Para compreender essa relação entre a palavra e a imagem da palavra, o processo de transformação midiática, no qual o elemento visual se funde com a palavra, os estudos sobre Intermidialidade, de Lars Elleström e Claus Cluver bem como sobre a Literatura e outras linguagens de Beth Brait fundamentam esta pesquisa.

Biografia do Autor

Roberta Santos Miranda, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutoranda e Mestra em Letras: Linguagens e Representações pela UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus - BA); Especialista em Audiovisual e Bacharel em Comunicação Social - Rádio e Tv pela mesma universidade. Possui experiência profissional na área de fotografia e fotojornalismo, reportagem, produção e direção de telejornalismo e documentário, produção de conteúdo audiovisual e gráfico para redes sociais, marketing digital e ensino na educação superior e básica. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Intermidialidade como bolsista Capes do programa de pós graduação.

Marlúcia Mendes da Rocha, UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUCRJ - (1978), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo ECA/USP - (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP -(2009). Profª do Curso de Comunicação Social (Rádio, TV e Internet) e do Programa de Pós-graduação em Letras: Linguagens e Representações da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ilhéus/BA.. Profª da Faculdade de Ilhéus. Desenvolve pesquisa em Comunicação, Mídia e Cultura Popular. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, telenovela, literatura e dramaturgia, questões de gênero, mídia, adaptação

Downloads

Publicado

2023-08-31