Do Livro ao LP: crônica de costumes e referências intermidiáticas em Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus cantando suas composições
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.74478Palavras-chave:
Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, Intermidialidade, Crônica, Canção.Resumo
Neste estudo efetivamos uma análise de canções do LP Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus cantando suas composições, sob a perspectiva da teoria da intermidialidade. Buscamos investigar, especificamente, o modo através do qual esse disco lançado em 1961 pode ser visto como uma obra duplamente marcada pela referência intermidiática, uma vez que, para além da relação direta com o título do livro Quarto de despejo – diário de uma favelada, publicado em 1960 por Carolina Maria de Jesus, suas canções comportam-se como crônicas de costumes tendo como parâmetro o espaço social no qual vivia a escritora. Os títulos das doze composições que integram o disco são: "Rá, ré, ri, ró, rua", "Vedete da favela", "Pinguço", "Acende o fogo", "O pobre e o rico", "Simplício", "O malandro", "Moamba", "As granfinas", "Macumba", "Quem assim me ver cantando" e "A Maria veio?". Pautado em pesquisa bibliográfica, análise de narrativa e de canções, este trabalho conta com o seguinte quadro teórico: Arrigucci Jr. (1987), Cunha (in: CHALHOUB; NEVES; PEREIRA, 2005), Melo (in: CASTRO; GALENO, 2005), Miranda (2013), Oliveira (2010), Rajewsky (in: DINIZ, 2012; in; DINIZ; VIEIRA, 2012) e Ramazzina Ghirardi, Rajewsky e Diniz (2020).
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