Do Livro ao LP: crônica de costumes e referências intermidiáticas em Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus cantando suas composições

Autores

  • Dirlenvalder do Nascimento Loyolla Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Cinara Antunes Ferreira Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.74478

Palavras-chave:

Carolina Maria de Jesus, Quarto de despejo, Intermidialidade, Crônica, Canção.

Resumo

Neste estudo efetivamos uma análise de canções do LP Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus cantando suas composições, sob a perspectiva da teoria da intermidialidade. Buscamos investigar, especificamente, o modo através do qual esse disco lançado em 1961 pode ser visto como uma obra duplamente marcada pela referência intermidiática, uma vez que, para além da relação direta com o título do livro Quarto de despejo – diário de uma favelada, publicado em 1960 por Carolina Maria de Jesus, suas canções comportam-se como crônicas de costumes tendo como parâmetro o espaço social no qual vivia a escritora. Os títulos das doze composições que integram o disco são: "Rá, ré, ri, ró, rua", "Vedete da favela", "Pinguço", "Acende o fogo", "O pobre e o rico", "Simplício", "O malandro", "Moamba", "As granfinas", "Macumba", "Quem assim me ver cantando" e "A Maria veio?". Pautado em pesquisa bibliográfica, análise de narrativa e de canções, este trabalho conta com o seguinte quadro teórico: Arrigucci Jr. (1987), Cunha (in: CHALHOUB; NEVES; PEREIRA, 2005), Melo (in: CASTRO; GALENO, 2005), Miranda (2013), Oliveira (2010), Rajewsky (in: DINIZ, 2012; in; DINIZ; VIEIRA, 2012) e Ramazzina Ghirardi, Rajewsky e Diniz (2020).

Biografia do Autor

Dirlenvalder do Nascimento Loyolla, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

É Doutor em Letras: Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UNB), Mestre em Estudos Literários/Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Bacharel em Estudos Literários pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Possui 18 anos de experiência como professor do Ensino Superior e, atualmente, é Professor Adjunto C, nível 2, da Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução (FALET) do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). É professor credenciado no POSLET - Programa de Pós-Graduação em Letras da UNIFESSPA. Já publicou 2 livros acadêmicos autorais, 5 livros como organizador, 15 obras como tradutor das línguas inglesa, francesa e espanhola (tradução/revisão da tradução), além de artigos completos publicados em periódicos (8) e capítulos de livro (9). Possui 91 orientações concluídas, sendo 10 de Mestrado, 6 de Especialização Lato sensu, 71 de TCC/Graduação e 4 de Iniciação Científica - PIBIC (CNPq/FAPESPA), além de 104 participações em bancas de trabalhos de conclusão. É pesquisador e um dos líderes do Grupo de Pesquisa "Modernismo periférico: poéticas do século XX" (UEMS).

Cinara Antunes Ferreira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É professora Adjunta do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, desenvolvendo atividades de docência e pesquisa envolvendo questões sobre Literatura e Música, Estudos de Gênero e Literatura de Mulheres.

Downloads

Publicado

2023-08-31