Escritas performativas: três estudos de caso brasileiros

Autores

  • Irma Caputo Puc- Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.74171

Palavras-chave:

Escritas performativas, Literatura brasileira contemporânea, O peso do pássaro morto, Ó, Corpografia.

Resumo

O presente artigo investiga o conceito de escritas performativas a partir de três casos literários brasileiros que apresentam graus diferenciados de performatividade no tipo de hibridização de práticas de linguagens propostas e no tipo de coação aplicada às regras prescritivas e normativas do código verbal. A partir dos casos selecionados O peso do pássaro morto (2017) de Aline Bei, Ó (2008) de Nuno Ramos, Corpografia (1992) de Josely Vianna Baptista e Francisco Farias serão investigadas as operações de linguagem que permitem definir essas escritas performativas, analisando tanto a forma como a linguagem verbal tenta sair da sua semioticidade intrínseca quanto  às práticas estéticas incorporadas advindas de outras artes. Cada exemplo tratado estabelece uma relação mais íntima com áreas diversas, tais como teatro, artes plásticas e fotografia. Serão enfim avaliados quais os resultados comuns alcançados na recepção, independentemente do tipo de procedimentos estéticos utilizados e de que maneira novas formas sensíveis da literatura podem acarretar novos cortes epistemológicos.

Biografia do Autor

Irma Caputo, Puc- Rio de Janeiro

Pós-doutoranda na área de Estudos da Linguagem pelo PPGEL da Puc-Rio desenvolve um projeto de pesquisa "Da escrita para a phoné: estudo comparado da obra plástica e literária de Nuno Ramos sob a supervisão do professor, poeta e tradutor Paulo Henriques Britto. Em 2020, defendeu sua tese de mestrado "Ó de Nuno Ramos: traduzir a densidade".

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Publicado

2023-08-31