Construções nominais no repertório multilíngue de aprendizes de PBL2: indícios de representações disssistêmicas

Autores

  • João Paulo da Silva Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro/Doutorando Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutorando
  • Roberto de Freitas Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro/Docente
  • Lia Abrantes Antunes Soares Universidade Federal do Rio de Janeiro/Docente

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.73917

Palavras-chave:

Construções nominais, Gramática de Construções Diassistêmica, Aquisição de L2.

Resumo

Este estudo busca evidências sobre representações do conhecimento multilíngue, a partir da análise de usos da construção nominal [(ESP) N (X)] do PB, na escrita de aprendizes anglófonos. Averiguamos não apenas ocorrências compatíveis com os padrões construcionais do PB, como também aquelas com alguma inconformidade relativa ao uso de itens gramaticais no slot (ESP). Aderimos aos postulados da Gramática de Construções Diassistêmica, para a qual o constructicon multilíngue molda-se a partir de relações idio e diaconstrucionais. Apostamos na hipótese de que as diferentes representações da construção nominal na escrita desse grupo de aprendizes refletem tanto a emergência de link diassistêmico, quanto a manutenção de aspectos línguo-específicos em nível mais subjacente. Essa hipótese se revelou a partir da observação de dados analisados em estudos anteriores em que foram identificados usos convergentes da construção nominal e usos comprometidos por apagamentos, preenchimentos impróprios e combinações discordantes de especificadores. Para testar tal proposição, empenhamos análises quali-quantitativas de 312 ocorrências de [(ESP) N (X)] as quais foram realizadas à luz de variáveis morfossintáticas e semânticas, indicadas como relevantes na literatura revisada. Os resultados demonstram que a rede construcional multilíngue dos participantes da pesquisa comporta a formação de pelo menos uma diaconstrução e idioconstruções subjacentes aos usos observados. 

Biografia do Autor

João Paulo da Silva Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Doutorando Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Doutorando

Doutorando em Letras (UERJ) e em Linguística (UFRJ). Mestre em Estudos Linguísticos (UERJ). Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas (UFMS), em Linguagens, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho (UFPI), em Libras (FSV) e em Psicopedagogia (FIMG). Licenciado Summa Cum Laude em Letras: Português-Literaturas (UFRJ) e Licenciado em Pedagogia (FIMG). Professor de Língua Portuguesa da Educação Básica na Secretaria Municipal de Teresópolis/RJ.

Downloads

Publicado

2023-04-29

Edição

Seção

Dossiê: Gramática de Construções Baseada no Uso