Memória e atualização na adaptação de Gabriela, cravo e canela

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.73786

Palavras-chave:

Adaptação. Memória. Jorge Amado. Gabriela. Telenovela.

Resumo

O reaproveitamento de textos anteriores tornou-se um padrão criativo na produção midiática contemporânea. Essa prática envolve intertextualidade, mudança de contexto de realização e, muitas vezes, de mídia, à qual se associa reconfiguração dos procedimentos de feitura e recepção. Neste artigo se analisa a relação entre atualização e memória cultural na transposição do romance Gabriela, cravo e canela (1958), de Jorge Amado, para as telenovelas Gabriela realizadas pela Rede Globo (1975, 2012). Na retomada do romance pelos audiovisuais, verifica-se como as obras derivadas conciliam em si as reminiscências e as vivências sociais com as lógicas de produção atuais, em formato industrial. Verificou-se o redirecionamento dos textos derivados, com a ampliação dos vínculos intertextuais, a atualização de aspectos da trama e dos personagens, e alteração do tratamento estético, adequando-os às convenções do gênero televisivo e a sua imagem de público. Nas adaptações, a vida privada e as relações amorosas tornam-se o foco principal, ao passo que a contextualização histórica do relato passa a segundo plano e as questões políticas são arrefecidas, embora continuem presentes no enredo.

Biografia do Autor

Márcia Gomes, Unversidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Scienze Sociali pela Pontificia Università Gregoriana (Itália) e Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Líder do grupo de pesquisa Mídia e Mediações Comunicativas da Cultura (CNPq).

Gedy Weis Alves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestre em Estudos de Linguagens pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Formada em Letras pela UFMS e membro do grupo de pesquisa “Mídia e mediações comunicativas da cultura” (UFMS/CNPq).

Downloads

Publicado

2023-08-31