A rede gramatical das construções com se no português brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2023.73491

Palavras-chave:

Sincretismo do se. Gramática de Construções Baseada no Uso. Rede gramatical.

Resumo

Este trabalho objetiva desenvolver um estudo sobre o sincretismo do clítico se em português brasileiro, propondo uma categorização em tipos e uma representação da sua gramática. Elegemos a Gramática de Construções Baseada no Uso como aporte teórico e a concepção cognitiva da gramática como rede. Também, propomos que o sincretismo ocorre por polissemia, pois assumimos que as formas são motivadas funcionalmente. Um pequeno corpus de dados escritos de notícias foi montado, a partir do qual foram observadas seis categorias semânticas nos usos do se: recíproca, reflexiva, média dinâmica, média cognitiva, incoativa e impessoal. Essas categorias foram tratadas como construções de estrutura argumental, contendo sujeito, verbo e se em posição proclítica, e distribuídas em três grandes domínios abstratos: reflexivo-recíproco, médio e impessoal. Finalmente, elaboramos um desenho da rede de construções com se, representando o conhecimento gramatical sobre o fenômeno, no qual a classificação proposta é acomodada na rede de links taxonômicos que organizam as construções em diferentes níveis de abstração.

Biografia do Autor

Luisa Godoy, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professora Adjunta de Linguística e Língua Portuguesa do curso de Letras da UFVJM (Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da UFVJM)

Diogo Pinheiro, UFRJ

Professor Adjunto do Departamento de Linguística e Filologia da UFRJ. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFRJ

Downloads

Publicado

2023-04-28

Edição

Seção

Dossiê: Gramática de Construções Baseada no Uso