A canção Kikiô – uma discussão sobre as narrativas indígenas a partir dos arranjos nas gravações da banda Tarancón e de Almir Sater
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2023.73363Keywords:
Linguagens, Canção, ArranjoAbstract
Este artigo discute as narrativas indígenas sob a ótica da canção enquanto campo de diálogo entre música e literatura, considerando dois arranjos da música Kikiô, de Geraldo Espíndola: o primeiro é o da banda Tarancón (LP Mama Hue em 1988) e o outro na voz do cantor Almir Sater (CD O violeiro canta, em 2016). Para esta discussão trazemos o conceito de Outridade de Kilomba (2019) e as perspectivas de líderes e escritores indígenas como Kopenawa e Potiguara, com objetivo de responder questões como: Como uma canção pode conferir uma narrativa que protagoniza os povos originários? Em quais aspectos os arranjos contribuem para um espaço narrativo que se dialogue com a cultura dos povos originários? As análises foram guiadas pelos autores White (1976), Copland (2013) e Jardim (2016). Ao final da discussão os resultados apontaram as diferenças dos arranjos na questão da narrativa do mito Kikiô, demonstrando que a gravação da banda Tarancón contribui de forma contundente à narrativa dos povos originários, ao contemplar instrumentos primitivos e priorizar o aspecto vocal; já na gravação de Almir Sater vimos um arranjo que com sua roupagem eletrônica coloca em evidência o saxofone e suprime a letra sem dialogar com o universo indígena.
Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.