A ÉTICA DIMINUTA CONTRA OS ESCRIBAS DA AMARGURA, DO RESSENTIMENTO E DA MELANCOLIA: JULIO CORTAZAR E CACASO
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2009.7028Abstract
O sentimento de exílio, como desvalor, similar a uma mutilação,é mencionado por Julio Cortazar (1914-1984), em textos de suaobra crítica e ensaística, entre eles, destaca-se “América Latina: exílioe literatura” (2001, p. 145-163). O desafio para o escritor, afirmaCortázar, consiste em transformar a experiência de negatividade doexílio em algo que, desvencilhado das conotações românticas da experiênciaexilar, transforme a escrita em prática e ação políticas. Aoassinalar que as ditaduras latino-americanas não têm escritores, massim escribas, Cortázar reafirma o lugar de quem repudia a autocompaixão,e valoriza, na vivência do desarraigamento, a revisão de simesmo que todo artista necessita enfrentar. Formula, então, um generosoconvite para não nos transformarmos em escribas da amargura,do ressentimento ou da melancolia (CORTÁZAR, 2001, p.152). Tal proposta está vinculada ao modo como considera que umleitor é parte da vida e não do ócio (p. 161), e que “escrever e ler”são maneiras de agir (Idem, 161), o que compreende o modelo laborativoe o existencial, modos também de intervir na vida social.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.
