Eu é um outro: confissões na Orgia do fogo

Autores

  • Evelyn Blaut Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2022.67366

Palavras-chave:

transgressão e dispersão, dança, verticalidade

Resumo

Confissão de Lúcio é tradicionalmente lido pelos temas dominantes na obra de Mário de Sá-Carneiro: desejo, delírio e suicídio. No texto aqui apresentado, propomos pensar a dispersão – outro elemento importante na sua poética – e a dança, como outros dois aspectos da sua poética que possibilitam uma nova proposta de leitura do romance.  Pretendemos pensar os papeis da dança e da dançarina como motores que propulsionam a transformação do “eu” numa projeção e, consequentemente, na materialização etérea de uma relação através de uma inversão sexual. A importância da função da dança é fundamentada através da execução de variações do mesmo movimento como elemento fundador de toda a narrativa.

Downloads

Publicado

2022-12-16

Edição

Seção

Modernismos em língua desdobrada: comemorar, descentralizar, atualizar