Narrativas de alunos e professores: uma construção conjunta de identidades profissionais
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2013.6311Keywords:
Narrativa, identidades profissionais, discursoAbstract
O presente artigo tem por objetivo principal discutir o conceito de narrativas à luz de teóricos das áreas da Linguística Aplicada, da Psicologia Social, entre outras, e relacionar esse forma de usar o discurso no mundo soccial como uma maneira de historicizar a vida social e profissional. As narrativas utilizadas para fins de análise de dados, permitem um olhar para o ato de narrar em contextos institucionais como uma forma de construirmos identidades profissionais– as nossas e as daqueles com quem interagimos. O trecho narrativo selecionado é parte de uma gravação em áudio de um encontro entre duas professoras-orientadoras (entre as quais eume incluo) e seus alunos-bolsistas de um projeto de Iniciação à Docência, em uma universidade no estado do Rio de Janeiro. Nesse contexto, busco entender como as narrativas que surgem na interação entre professoras-orientadoras e professores em formação inicial contribuem para a construção das identidades desses participantes. Minha intenção é focar no uso dessa forma de discurso para nos posicionarmos social e profissionalmente. DOI 10.12957/soletras.2013.6311Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.