Evento de movimento transitivo: uso e cognição
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2021.54761Parole chiave:
Linguística Funcional Centrada no Uso. Linguística Cognitiva. Gramática de Construções. Evento de Movimento Transitivo.Abstract
Este artigo focaliza a codificação semântico-sintática da construção de movimento transitivo, com o objetivo de tratar da relação entre o tipo de evento expresso pela construção e os esquemas cognitivos por ela acionados. A base teórica que fundamenta este trabalho conjuga a Linguística Funcional Centrada no Uso, a Linguística Cognitiva e a Gramática de Construções, investigando aspectos estruturais, semânticos, funcionais e cognitivos presentes nas instanciações dessa construção. Os dados empíricos foram coletados de fontes diversas: o Corpus Discurso & Gramática, o Banco de Sentenças da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, o Banco de Dados do Programa de Estudos Sobre o Uso da Língua da UFRJ e textos disponíveis online em sites de revistas de ampla circulação. Os resultados da pesquisa revelam a existência de um esquema construcional que sanciona três subesquemas e sete microconstruções que, por sua vez, revelam noções de movimento causado, movimento percorrido e movimento associado. Da perspectiva sintático-semântica, a codificação linguística do evento de movimento transitivo projeta frames que manifestam diferentes tipos de movimento, como manipulação, transporte e deslocamento; em termos de estrutura cognitiva, os esquemas imagéticos apontam o traço focalizado do trajeto.
Downloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
L'approvazione degli articoli implica l'assegnazione immediata e gratuita dei diritti di pubblicazione su questo periodico. Gli autori autorizzano il Programma post-laurea in Lettere e Linguistica (PPLIN) di riprodurlo e pubblicarlo sulla rivista SOLETRAS, sotto i termini "riproduzione" e "pubblicazione" come definizione dell'articolo 5 della legge 9610/98. Gli autori continueranno ad avere il copyright per le pubblicazioni successive. È possibile accedere all'articolo sul World Wide Web(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), essere autorizzato, gratuitamente, a consultare e riprodurre una copia dell'articolo per uso proprio di coloro che lo consultano. I casi di plagio o qualsiasi illegalità nei testi presentati sono di esclusiva responsabilità degli autori.
