Diálogos intersemióticos: interacionismo e pintura impressionista em cena
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2012.5032Keywords:
Interacionismo. Pintura Impressionista. Sociologia da Arte. História cultural.Abstract
A formação de os grandes centros urbanos no Ocidente a partir do século XIXfomentou significativas mudanças nas relações sociais e no modo de apreensão do espaçopúblico pelos sujeitos. No presente ensaio, de forma introdutória, analiso a forma com que ointeracionismo, escola importante da sociologia, e a pintura impressionista compreenderam ouexpressaram, por meio de seus referenciais teóricos ou estéticos, os encontros e desencontrosde indivíduos e de segmentos sociais em Chicago, lócus de estudo dos sociólogosinteracionistas, e Paris, cidade protagonista do impressionismo na pintura. Defendo, ao longodo artigo, a existência de alguns pontos de contato entre ambas as expressões humanas,principalmente a respeito de seus procedimentos e técnicas, usados no ato de criação.Downloads
Published
Issue
Section
License
The approval of the article implies the immediate and free transfer of the publication rights in this journal. The author (s) authorize the Postgraduate Program in Literature and Linguistics (PPLIN) to reproduce it and publish it in Revista SOLETRAS, understanding the terms "reproduction" and "publication" in accordance with Definition of article 5 of Law 9610/98. The author (s) will continue to own the copyright for subsequent publications. The article can be accessed by the world wide web (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), being allowed, free of charge, the consultation and the reproduction of copy of the article for own use. Cases of plagiarism or any illegalities in the submitted texts are the sole responsibility of their authors.