Migrações, especularidade e sororidade: as trajetórias identitárias empoderantes das protagonistas de A Hora da História, de Thrity Umrigar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2019.45470

Palavras-chave:

Migrações. Especularidade. Sororidade. Empoderamento.

Resumo

O presente artigo tem por meta analisar o romance A hora da história (2014), de Thrity Umrigar, com base na tríade conceitual migrações-especularidade-sororidade, conforme esses elementos aparecem e influenciam a vida e a trajetória identitária das protagonistas Lakshmi e Maggie, com vistas a constatar a tomada de consciência por parte das protagonistas das diversas camadas, evidentes ou mais sutis, de exclusão, de preconceito, subalternização ou opressão a que os mecanismos da sociedade patriarcal oriental (indiana) e ocidental (estadunidense) as expõem. Como desdobramento desse processo, analisaremos as tensões e interações advindas das relações especulares entre as protagonistas que a narrativa vai tecendo para elas, assim como os efeitos da cooperação solidária e da amizade que a sororidade que se instalará nas suas vidas vai proporcionar. Por fim, a despeito dos percalços que os périplos identitários das protagonistas ocasionarão, constataremos a conquista de suas identidades mais empoderadas e desvinculadas da influência patriarcal. Nesse sentido, dentre os teóricos e críticos de que lançaremos mão, figuram Núbia Hanciau (2005), Stuart Hall (2003), Simon Harel (1992), Emílio Santoro (2014), Sandra Regina G. Almeida (2015), bell hooks (1997), Audre Lorde (1997) e Rehka Pande (2009).

Biografia do Autor

Luiz Manoel da Silva Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Doutor em Literatura Comparada (UFRJ); Professor Associado I no DELAC - Departamento de Letras, Artes e Cultura, da UFSJ - Universidade Federal de São João Del-Rei/MG; atualmente, docente permanente e coordenador do PROMEL - Programa de Mestrado em Letras, da UFSJ. Membro do grupo de pesquisa “Poéticas da diversidade”. São João Del-Rei, MG, Brasil. 

Shirley de Souza Gomes Carreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Shirley de Souza Gomes Carreira possui Graduação em Letras, Português- Inglês, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), doutorado em Literatura Comparada (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e pós-doutorado em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2004-2005). É membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior/ BASis, INEP e do Banco de Consultores Ad Hoc da FUNADESP e da FAPERJ. Como ensaísta, tem trabalhos publicados em livros e periódicos do Brasil, México, Portugal, Estados Unidos e Inglaterra. Sua produção ensaística aborda os seguintes temas: pós-colonialismo, questões de identidade e de gênero, estudos culturais, diásporas, multiculturalismo e a produção textual dos escritores migrantes. Sua pesquisa atual focaliza as relações entre Literatura e Memória Étnica. Exerceu a função de professor adjunto-doutor I na Universidade do Grande Rio por 12 anos, onde também foi Coordenadora do Curso de Letras, Coordenadora do Curso de Especialização em Língua Inglesa, Coordenadora Pedagógica do Núcleo Multidisciplinar de Educação a Distância e Coordenadora do Programa de Mestrado em Letras e Ciências Humanas. É fundadora e faz parte do conselho editorial da Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades da UNIGRANRIO. Atua também como investigadora convidada do Centro de Estudos Linguísticos, Comparados e Multimédia da Universidade Autónoma de Lisboa. Foi Coordenadora Institucional do Pibid UNIABEU, Coordenadora do Programa de Apoio à Pesquisa e Pró-Reitora Acadêmica da UNIABEU, onde também lecionou no Curso de Letras e exerceu a função de editora-gerente dos periódicos UNIABEU e de editora-chefe da Revista e-scrita, do curso de Letras, e da Revista UNIABEU. Atualmente, é Professora Adjunta da UERJ(FFP) e integra o quadro permanente do Programa de Pós-Graduação (stricto sensu) em Letras e Linguística da UERJ. Publicações recentes: Memória e identidade: ensaio, Diásporas e deslocamentos: travessias críticas, Poéticas do contemporâneo e Memória, Identidade e Cultura: ensaios.

Downloads

Publicado

2019-10-05

Edição

Seção

Dossiê: Poéticas em trânsito: espaços, deslocamentos e temporalidades múltiplas