O viés funcional do pareamento simbólico função < > forma na abordagem construcional da gramática
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2019.37628Palabras clave:
Função, significado, sentido, construção gramatical, daí que.Resumen
Com base na Linguística funcional centrada no uso, nos termos de Traugott e Trousdale (2013) e Bybee (2010; 2015), entre outros, este artigo se volta para o eixo funcional do pareamento função-forma, tal como postulado na abordagem construcional da gramática, com base em Goldberg (1995; 2006) e Croft (2001). Além de discutir acerca dos termos função, significado e sentido no contexto desse viés teórico, propomos que esses termos sejam refinados, a fim de contemplarem a seguinte hierarquia disposta em gradiente: esquema > subesquema > microconstrução > constructo. Assumimos que: a) o termo função deve ser utilizado na referência ao nível do esquema, o mais alto da hierarquia construcional; b) o termo significado seja usado para o nível do subesquema e da microconstrução; c) o termo sentido, por sua maior especificidade contextual, deve ser usado no plano do uso linguístico efetivo, do token. Para ilustrar tal proposição, que vincula o refinamento terminológico do eixo funcional da construção à hierarquização já referida, utilizamos os dados de Arena (2015), em sua pesquisa acerca da construcionalização gramatical que derivou na construção conectora lógica [daí que]cla em português.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La aprobación de los artículos implica la concesión inmediata y sin coste de los derechos de publicación en esta revista. Los autores autorizan al Programa de Posgrado en Letras y Lingüística (PPLIN) a reproducirlos y publicarlos en la revista SOLETRAS, comprendiendo los términos “reproducción” y “publicación” según la definición del artículo 5º de la ley 9610/98. Los autores seguirán teniendo los derechos de autor en publicaciones posteriores.Se podrá acceder al artículo a través de la red mundial de ordenadores(http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), siendo permitidas, a título gratuito, la consulta y la reproducción del ejemplar del artículo para elpropio uso del interesado.Casos de plagio o de cualquier ilegalidad en los textos presentados son responsabilidad exclusiva de sus autores.