Contribuições de uma formação continuada para a produção de texto com auxílio das TICs nas aulas de Língua Espanhola

Autores/as

  • Fernanda Dacoltivo Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE
  • Greice da Silva Castela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2018.31855

Palabras clave:

Formação continuada, TICs, Produção de texto, Interacionismo, Língua Espanhola.

Resumen

Este artigo tem como objetivo avaliar os desafios e as contribuições do processo de formação continuada, com foco nas TICs, para o encaminhamento da produção textual, em uma perspectiva interacionista, nas aulas de Língua Espanhola. A investigação foi realizada com os professores de Língua Espanhola, da rede estadual do município de Santa Helena-PR, que atuam no Ensino Médio e nos Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (CELEM). Para tanto, adotamos como metodologia a pesquisa de cunho etnográfico, do tipo qualitativa-interpretativista. Esta pesquisa se insere no arcabouço da Linguística Aplicada (LA) e baseia-se nos posicionamentos teóricos de Bakhtin (2011), Geraldi (1984, 1997), Costa-Hübes (2012), entre outros. Os dados revelaram que os professores não utilizam as TICs para a produção e circulação dos materiais produzidos. Quanto à produção de texto, observamos que os professores adotam em parte os aspectos que conduzem a atividade para um processo de interação. A formação continuada proporcionou momentos de reflexão, nos quais foram realizadas revisões dos elementos que encaminham uma proposta de texto para a interação e a proposição de utilizar as plataformas tecnológicas para a criação e circulação dos materiais produzidos pelos alunos.

Biografía del autor/a

Fernanda Dacoltivo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Mestranda em Letras na UNIOESTE

Greice da Silva Castela, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE

Professora do Ensino Superior na UNIOESTE

Doutora em Letras Neolatinas (Língua Espanhola) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Publicado

2018-06-17

Número

Sección

Dosier: Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos