As atitudes de leitura do Projeto Surpreenda-me: Para uma didática da intermidialidade nas aulas de literatura
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.16887Palavras-chave:
Ensino de Literatura. Educação Pública. Intermidialidade.Resumo
A partir de uma breve análise dos produtos realizados por alunos de uma escolapública da Baixada Fluminense – em específico três – pretendemos trazer para o debateacadêmico uma proposta de atividade em que se priorizou a produção de conhecimentodiscente atrelada às mídias. O Projeto Surpreenda-me possuía a proposta de tornar os alunosos agentes principais de transmissão de saberes de forma atraente e dinâmica. Ação queproporcionou novas formas de conceber o texto literário interagindo com outras mídias esuportes textuais como forma de reapropriação e ressignificação dos conteúdos. Quais osmodos possíveis de aproximação da literatura na contemporaneidade? De que forma oprofessor transforma o aluno em agente de ensino? Quais as estratégias de apoio a leituradisponíveis para o professor? Quais as formas de apropriação da literatura que proporcionamuma efetiva recepção e circulação do texto literário na escola? Como transformar a escolanum espaço propício para trocas literárias? Como criar uma comunidade de leitores em salade aula? De que forma que as mídias contribuem para o ensino? De que maneira as novasmídias geram outras leituras? Essas e outras questões nortearam o Projeto Surpreenda-me,foco da pesquisa, e servem domo diretrizes para a tessitura do artigo.
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