Trio em lá menor e a Vontade em si – Machado de Assis e a metafísica da música

Autores

  • Simone Maria Ruthner Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Carlinda Fragate Pate Nuñez UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14785

Palavras-chave:

Música, Literatura, Filosofia, Machado de Assis, Metafísica

Resumo

Duas evidências norteiam este artigo: por um lado, o grande entusiasmo com queMachado de Assis trata a música em sua obra; por outro, o papel relevante da cultura musicalda época, permeada pelo Romantismo alemão, no contexto de produção intelectual em que seinsere a obra machadiana. Em Machado de Assis, o entrelaçamento da filosofia e da músicana literatura pode ser observado de diferentes perspectivas. No conto selecionado para esteestudo comparativo, para além da abordagem formal da música através da forma sonata, arelação entre filosofia e procedimentos musicais transforma-se em questão estética e,sobretudo, em motivo para refletir sobre o poder da imaginação, o poeta e sua obra. Destaforma, se o artista nos permite contemplar o mundo por seus olhos, através do conto Trio emlá menor (1886), Machado de Assis nos permite vislumbrar algo a mais sobre a música e afilosofia no século XIX. As ideias estéticas de Schopenhauer e o deciframento da Metafísicada música (1818) no conto são a proposta desta análise, que revelam em Machado não apenaso conhecimento das formas musicais, suas relações com a filosofia e com a estética musicalde sua época, mas também o talento para a composição artística e a expressão de suas ideiasnuma narrativa metamusical.

Biografia do Autor

Simone Maria Ruthner, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada do Instituto de Letras da UERJ

Carlinda Fragate Pate Nuñez, UERJ

É professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi coordenadora geral do Programa de Pós-graduação em Letras nos anos de 2005 e 2006 e ocupa atualmente a coordenação do Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Comparada. É supervisora,desde 2002, dos estágios Sanduíche do PPG-Letras. Participa do Diretório de Pesquisa "História da Literatura" do CNPq, tendo sido subcoordenadora de 2009 a julho de 2012.Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Comparada, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: mito, teoria da literatura, literaturas clássicas.

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Publicado

2015-10-01

Edição

Seção

Dossiê: Cenas Finisseculares