Desamparados por Deus: a Modernidade em Um, nenhum e cem mil
DOI:
https://doi.org/10.12957/soletras.2015.14025Palavras-chave:
Modernidade, Tradição, Romance, Subjetividade e Perspectiva.Resumo
O presente trabalho pretende investigar a relação entre a modernidade e a mudançade paradigma do romance. Será analisado o romance Um, nenhum e cem mil, de LuigiPirandello, um autor exemplar, a nosso ver, da transformação ou transição do romancetradicional para o romance moderno. As novidades trazidas pela modernidade influenciaramdiretamente no modo de se perceber o mundo, agindo sobre a poética do romance. O homemmoderno se sente abandonado por Deus. Em Um, nenhum e cem mil podemos acompanhar atrajetória de um Vitângelo Moscarda, um homem até então crédulo da unicidade daperspectiva, até que um posicionamento de sua esposa, divergente do seu, perturba-o,levando-o ao extremo de se acreditar cem mil ou nenhum, quando, em outro momento, seachava uno. A contribuição de Luigi Pirandello está, sobretudo, em conseguir traduzirassomos de novos tempos em forma e conteúdo que dialogam inequivocamente para espelharum novo homem ou uma nova e condicionada concepção de homem.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação nesta revista. O(s) autor(es) autoriza(m) ao Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística (PPLIN) a reproduzi-lo e publicá-lo na revista SOLETRAS, entendendo-se os termos “reprodução” e “publicação” conforme definição do artigo 5° da Lei 9610/98. O(s) autor(es) continuará(rão) a ter os direitos autorais para publicações posteriores. O artigo poderá ser acessado pela rede mundial de computadores (http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras), sendo permitidas, a título gratuito, a consulta e a reprodução de exemplar do artigo para uso próprio de quem o consulta. Casos de plágio ou quaisquer ilegalidades nos textos apresentados são de inteira responsabilidade de seus autores.